Internet Segura: data comemorada nesta terça marca reflexões sobre os cuidados na rede

Tema é contemplado em materiais da SME, entre eles, o Currículo da Cidade

Publicado em: 08/02/2022 15h15 | Atualizado em: 08/02/2022
Imagem com uma composição de um cadeado e desenhos de trilhas de chip

Nesta terça-feira (8) é comemorado o dia da Internet Segura, data que marca uma série de reflexões sobre os cuidados ao usar a rede.

O tema de segurança na internet é constantemente abordado nos documentos e eventos formativos realizados pelo Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC/TPA) e está nos objetivos de conhecimento do Currículo da Cidade, no Eixo Letramento Digita, desde o primeiro ano do Ciclo de Alfabetização.

Veja onde consultar materiais que trazem dicas de como o tema pode ser abordado de forma integrada:

Orientações Didáticas para o ensino de TPA (pag. 31) discute o assunto de forma integrada aos três Eixos do Currículo e à Matriz de Saberes.

– Na revista Magistério há um artigo chamado “A Cultura Digital e a Educação” escrito por Regina Gavassa, integrante do NTC/TPA, que traz o histórico da evolução das tecnologias e um alerta para nosso momento atual: “É inegável o crescimento da utilização da internet e um aumento da conectividade, mas este misto de físico e digital merece mais atenção de nossa parte, pois há um novo mundo que precisa ser lido e entendido, o mundo digital” (Revista Magistério nº 8, 2020, pag. 11)