Notícias

Instrumentos musicais chegam a Escolas Municipais

Investimento de R$1,8 milhão amplia em 35% o trabalho com Educação Musical

Publicado em: 08/11/2019 17h32 | Atualizado em: 30/11/2020
Estudantes tocando Instrumentos Musicais

Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação investiu R$1,8 milhão na compra de 1.610 instrumentos que vão ampliar o trabalho com educação musical nas escolas de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo. Com a aquisição, a Rede passa a contar agora com 222 escolas com projetos de bandas ou fanfarras, que equivale a um aumento em 35% do número atual.

Dois kits, contendo 28 de instrumentos, começam a chegar em 57 Unidades Escolares ainda em 2019. Cada escola receberá 8 trompetes, 8 trombones, 2 trompas, 2 tubas, 2 pares de pratos, 2 bombardinos (euphonium), 2 caixas, 2 bombos, além de 28 estantes para partitura para iniciar trabalho com grupos de concerto ou marcha (bandas e fanfarras).

O trabalho com instrutores de metais e percussão nestas unidades serão iniciados em 2020.  Atualmente, 100 profissionais com cargos de Instrutor de Metais e Percussão já atuam em 165 das nossas escolas de Ensino Fundamental.

 

Festivais Regionais e Final Municipal de Música de São Paulo – Anualmente, no mês de novembro, a Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo promove 13 Festivais regionalizados de música que envolve 250 grupos musicais. Eventos envolvem 15 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. São grupos de marcha, concerto, flauta, coral, violão e bandas de garagem. Em dezembro, ocorre a Final Municipal de Música de São Paulo que coloca em disputa cerca de quatro mil crianças e jovens participantes dos grupos com melhores classificações nos eventos regionais.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h06 - em Educomunicação

Encontro Entrenós

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mulher negra, de cabelos longos e pretos, usando um vestido vermelho e sorrindo enquanto segura, com as duas mãos, a honraria recebida pelo Prêmio Intelectualidade Amefricana. Ao fundo, aparecem bandeiras de diferentes países e uma bandeira azul.

Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal 

Publicado em: 04/09/2026 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório repleto de pessoas assistindo a uma palestra com 4 pessoas no palco e um telõa com 3 fotografias de pessoas do lado esquerdo.

SME realiza Jornada de Educação Bilíngue de Surdos

Publicado em: 04/09/2026 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696