Notícias

Instituto Vladimir Herzog participa de reflexão coletiva sobre Comissões de Mediação de Conflitos em evento da SME

Interessados em integrar as comissões podem se inscrever até esta terça-feira (8)

Publicado em: 03/03/2022 17h07 | Atualizado em: 07/03/2022
Comissões de mediação de conflito na perspectivia de educação em direitos humanos

Na última quinta-feira (23), a equipe do projeto Respeitar é Preciso!, da área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog, participou da reflexão coletiva durante o encontro formativo das Comissões de Mediação de Conflitos e Supervisores Técnicos da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo. O objetivo foi o de falar da finalidade educacional das CMCs e sua necessidade de um processo de eleição participativo e a pertinência de se elaborar Planos de Trabalho para a sua atuação.

A proposta de fortalecimento das CMCs acontece durante o período de candidatura e eleição dos representantes das CMCs na Rede Municipal de Ensino. Rogério Gonçalves da Silva, diretor da Divisão Técnica da Coordenadoria dos CEUs da SME-SP, elogiou a presença de representantes das CMCs de todas as Diretorias Regionais de Ensino (DREs), de diferentes áreas (Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral – DICEU; Diretoria Pedagógica – DIPED; Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem- NAAPA; SUPERVISÃO ESCOLAR e supervisores técnicos).

Para Silva, é essencial esse diálogo amplo para atender as demandas de cada território. “A ideia é que todas as Unidades Educacionais constituam sua Comissão de Mediação de Conflitos e torne-a ativa, para enfrentar a evasão escolar, os diferentes tipos de violências e de vulnerabilidades”.

Ele ressaltou a importância da presença da equipe do Respeitar é Preciso! na formação e relembrou a entrevista que concedeu à Rádio Brasil Atual ao lado da coordenadora educacional do projeto, Neide Nogueira, para falar da atuação das CMCs na perspectiva da educação em direitos humanos. “Será compartilhado com todas as Unidades Educacionais como material de formação”, reforçou.

Já Hamilton Harley, coordenador da Área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog, lembrou que este momento de formação das Comissões de Mediação de Conflitos na rede é importante para entender “o papel fundamental que a Comissão exerce na efetivação de uma política de educação em direitos humanos, com capacidade de fortalecer imensamente a EDH nos processos educativos para toda a comunidade escolar’.

“A Comissão de Mediação de Conflitos é fundamental para garantir a cultura de paz nas Unidades Educacionais e nos seus territórios, incluindo seu papel de reconstrução das relações no âmbito escolar”, diz Hamilton Harley.

Hamilton também reforçou que Mediação de Conflitos é um tema trabalhado há muitos anos nas ações do projeto Respeitar é Preciso!, sendo tema também de um dos cadernos temáticos da Coleção Cadernos do Respeitar! (disponível para download gratuito no site do projeto).

O período de candidatura e eleição dos representantes das CMCs na Rede Municipal de Ensino está com inscrições abertas até dia 8 de março em todas as Unidades Educacionais da rede.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Naapa
Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.284