Notícias

Instituto Tomie Ohtake convida professores para Exposição e Mostra de cinema árabe

Entrada é gratuita nos dois eventos e traz parte do acervo do IMA, de Paris.

Publicado em: 11/04/2019 15h55 | Atualizado em: 30/11/2020

MundoArabeTomieOhtake_740x430.png

A Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Educação para as relações Étnico-Raciais, convida os Educadores da Rede Municipal de Ensino, a conhecerem a Exposição: “Taswir: fotografia árabe contemporânea” e a Mostra de Filmes “Mundo Árabe Contemporâneo”, ambas no espaço do Instituto Tomie Ohtake, que ocorrem neste sábado (13) e domingo (14).

A exposição “Taswir: fotografia árabe contemporânea” reúne pela primeira vez na América do Sul um importante recorte do acervo de fotografia do Institut du Monde Arabe – IMA, de Paris, com mais de 70 trabalhos de 14 artistas oriundos ou atuantes em várias regiões da África, Golfo Arábico e Oriente Médio.

O conjunto das imagens expostas e a diversidade dos artistas, ao invés de reforçarem estereótipos culturais ou se encerrarem em um único tipo de produção, exploram o “taswir” (ato de fotografar) a partir de vasta gama de assuntos e temáticas, desde questões formais e documentais até temas latentes do mundo contemporâneo, como feminismo. A exposição está aberta para visitação até 28 de abril.

Como parte da exposição, a Mostra de filmes mundo árabe contemporâneo traz produções de diferentes nacionalidades buscando retratar a realidade política, social e cultural dos países que integram o mundo árabe, buscando dar um panorama da produção cinematográfica árabe contemporânea.

A seleção não se restringe a produções que abordam questões políticas e religiosas que perpassam os conflitos locais, mas busca no cotidiano de seus personagens, realizar uma imersão nessas culturas tão plurais. A Mostra acontece no próximo final de semana. No sábado (13), a mostra acontece às 19h e 21h, e domingo (14), às 18h e 20h. Os eventos são gratuitos.

Para saber mais sobre a exposição e a mostra, acesse o site do Instituto Tomie Ohtake, localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211