Notícias

Instalação com 150 guarda-chuvas enche de cor o CEU Alvarenga

Um corredor suspenso e multicolorido traz arte, cultura e interatividade à comunidade

Publicado em: 03/03/2020 16h41 | Atualizado em: 06/08/2021
Mulher posa em frente ao corredor de guarda-chuvas coloridos instalados no CEU Alvarenga

Usuária do CEU Alvarenga posa para foto no corredor de guarda-chuvas


Usuários do Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga se surpreenderam neste mês de fevereiro com uma instalação artística que traz mais cor e alegria à unidade, que fica no bairro Santa Amélia, no extremo sul da capital. Um corredor suspenso com 150 guarda-chuvas de variadas cores tem feito a comunidade interagir com o espaço e valorizar ainda mais o Centro Educacional.

A instalação foi construída no corredor que dá acesso ao teatro do CEU Alvarenga e surgiu com a necessidade de revitalizar os espaços da unidade, transformando-os também em ambientes com arte, cultura e interatividade.

“As pessoas que veem a instalação ficam encantados, apreciam por longo tempo,  tecem elogios sobre a beleza da obra, parabenizam, tiram fotos e fazem posts nas redes sociais”, comenta a Gestora do CEU, Altamira Maria Batista.  Foi ela que idealizou a ação após uma visita à cidade de Penedo, no Rio de Janeiro, onde a rua principal também é coberta de guarda-chuvas.

Há outras cidades no mundo que possuem ambientes parecidos, tais como: Canela, no Rio Grande do Sul; Águeda, em Portugal; Malatya Puturge e Antalya, na Turquia; Jerusalem, em Israel; entre outras.

Para a gestora, o corredor possibilita o diálogo com memórias afetivas, além de estimular novos olhares à unidade e expandir as possibilidades de reinventar os ambientes. “Uma usuária comentou que esses guarda-chuvas nos trazem um pouco mais de felicidade, nos leva a sorrir quando olhamos para eles, mas também a questionar o ambiente em que vivemos e como podemos mudá-lo com um simples toque de criatividade”, relata Altamira.

Corredor de guarda-chuvas coloridos instalados no CEU Alvarenga

Corredor de guarda-chuvas coloridos instalados no CEU Alvarenga

Com a supervisão da equipe de gestão do CEU, a instalação foi feita por um prestador de serviços. O processo durou três semanas e, segundo a gestora, há planos de ampliação do corredor. A unidade tem sido contatada por outras pessoas em busca de informações sobre a construção, inclusive de outros CEUs.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

CEU EMEF Paraisópolis

CEU EMEF Paraisópolis encerra semana especial cultural com desfile à fantasia e muita música

Publicado em: 28/02/2025 7h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Março Mulher Site

Março Mulher 2025 destaca o papel do Esporte Educacional na garantia das aprendizagens das meninas

Publicado em: 28/02/2025 5h12 - em Secretaria Municipal de Educação

carnaval

CEUs de São Paulo terão programação especial durante o feriado de Carnaval

Publicado em: 27/02/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Potenciais educativos
FOTOGRAFIA DO Bebeteca Tiquatira

Prefeitura de São Paulo inaugura 13ª bebeteca da cidade no CEU Tiquatira

Publicado em: 26/02/2025 4h03 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.499