Inscrições para o Enem 2022 estão abertas e podem ser feitas até 21 de maio

Exame será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro; taxa custa R$ 85

Publicado em: 10/05/2022 12h20 | Atualizado em: 10/05/2022
Estudante de camiseta azul, máscara preta, está escrevendo com um lápis em um caderno.

Estão abertas as inscrições para o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, nas versões impressa e digital. O prazo termina no dia 21 de maio, e as inscrições devem ser feitas pela Página do Participante. O exame será aplicado nos dias 13 e 20 novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

A taxa custa R$ 85. Nesta edição, o pagamento pode ser feito via PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto — Guia de Recolhimento da União (GRU cobrança). O pagamento via cartão de crédito pode ser parcelado, mas sujeito à aplicação de juros da operadora do cartão. O pagamento da taxa de inscrição do exame destina-se ao participante que não solicitou ou não obteve a isenção da taxa de inscrição. Os interessados em fazer o Enem 2022 que adquiriram isenção da taxa devem realizar a inscrição na Página do Participante, mas não precisam efetuar o pagamento para confirmar a participação.

O pagamento via PIX deve ser realizado por meio do QR code ou do código gerado na Página do Participante. Já o pagamento com cartão de crédito deve ser realizado por meio de prestador de pagamento (Mercado Pago ou PicPay) selecionado no sistema do Enem. Vale lembrar que não será aceito pagamento do boleto por meio de cartão de crédito nem pagamentos via PIX com o CNPJ do Inep.

Inscrição

No momento da inscrição, o participante precisa informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.

Atendimento

O participante que precisar de atendimento especializado deve realizar a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade do atendimento. Será oferecido recurso para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Documentação

Na documentação comprobatória, é necessário constar o nome completo do participante; o diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e a assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

O participante que solicitar tempo adicional precisa justificar, no laudo médico, de forma expressa, o motivo da solicitação de acessibilidade. No caso de lactante, a certidão de nascimento da criança, com idade inferior ou igual a um ano, deverá ser anexada na Página do Participante.

Nome social

Outra novidade do edital do Enem 2022 é em relação ao tratamento por nome social. Agora, o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação