Notícias

Inscrições para a JAM Virtual 2022 tem prazo prorrogado até 30 de junho

Estudantes e professores podem enviar seus protótipos de robôs; neste ano, ação integra o ‘Scratch Day’ e a Semana Municipal da Cultura Maker

Publicado em: 24/06/2022 11h55 | Atualizado em: 24/06/2022

Imagem com fundo azul, figura de dois robôs, e o texto "JAM Virtual 2022".

O Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC-TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, prorrogou o prazo das inscrições da JAM Virtual 2022. Os projetos poderão ser enviados até 30 de junho.

A JAM Virtual é uma maratona de desafios para a produção de protótipos de robôs. Nela, os estudantes trabalham individualmente ou em equipe para cumprir o desafio, tudo feito com a orientação dos professores. Podem participar os estudantes desde o Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino.

Abaixo, veja quais são os desafios deste ano:

Desafio 1 – Construção de Autômatos

Desafia os estudantes a construírem autômatos, que são máquinas que possuem mecanismos internos que possibilitam executar certas tarefas imitando a vida e o movimento de objetos.

Desafio 2 – Brincando com Cores

Já o segundo desafio é o Brincando com Cores, no Scratch, uma mensagem secreta que pode ser escrita com uma “tinta invisível”, porém neste desafio, será utilizado filtro de cores para a criação da mensagem.

Acesse aqui as orientações completas sobre a JAM Virtual 2022.

Visando uma maior participação, cada um dos desafios possui opções para sua produção, assim os estudantes escolhem o que mais se identificam. O NTC-TPA separou alguns vídeos que servem de inspiração para as criações que estão nas orientações completas acima.

As equipes podem mesclar idades e escolas. Os estudantes usam suas habilidades, seus conhecimentos e muitas vezes fazem novas amizades, pois acontece de trabalhar com pessoas que não conhecem. Para participarem os interessados devem começar a montar sua criação, que pode ser física ou digital.

Entrega

Ao final da criação deverá ser feita a entrega em formato de vídeo ou relatório escrito com imagens. É necessário que os estudantes contem sobre como foi o processo de criação, como funciona e para que serve, lembrando de se identificar, colocando o seu nome e o nome da escola.

Os participantes devem disponibilizar o vídeo ou o relatório em um Google Drive, ou então publicar o vídeo em canal pessoal do YouTube, os links devem ser colocados no formulário de inscrição.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Feito isso, o seu desafio está válido. O estudante pode autorizar ou não a divulgação da sua criação no formulário, se optar por publicar, use a hashtag #JAMVIRTUALTPA2022.

O evento se encerra na Semana Maker e o Núcleo Técnico de Currículo irá fazer uma transmissão ao vivo convidando alguns dos desafiados a mostrarem seus protótipos e falarem como foi a experiência. 

A JAM Virtual 2022 entrará em duas agendas, o Scratch Day, que acontece em maio, e a Semana Municipal da Cultura Maker, que passa a fazer parte da Agenda da Cidade de São Paulo, em junho. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes do Imprensa Jovem sentados em um auditório de costas para a fotografia e vendo uma professora a frente com uma tela projetada onde se lê
Fotografia com fundo amarelo e, ao centro, uma mulher em pé vestida com camisa branca e calça jeans segura um computador portátil.

Polos UNICEU oferecem mais de 400 vagas em cursos de especialização

Publicado em: 18/06/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia em ângulo fechado de duas mãos costurando um tecido lilás.

Inscrições abertas para cursos gratuitos profissionalizantes na zona Leste da capital

Publicado em: 18/06/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

ilustração de 6 jovens. cada um deles está com uma balão de diálogo com bandeiras da
Fotografia mostra grupo de crianças caminhando.

Seguem abertas as inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias

Publicado em: 18/06/2024 3h20 - em Secretaria Municipal de Educação

1 94 95 96 97 98 1.554