Notícias

Inscrições abertas para o curso de extensão “Arquivo, História e Memória”

Iniciativa é uma parceria entre o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a UNIFESP

Publicado em: 01/11/2024 16h38 | Atualizado em: 01/11/2024
Fachada do prédio do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo

Estão abertas as inscrições do curso de extensão “Da Pesquisa à Sala de Aula: Arquivo, História e Memória”, oferecido em parceria entre o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a UNIFESP. A ação faz parte do projeto “Usos de Fontes Históricas Textuais em Sala de Aula”. 

Este projeto visa fortalecer o uso crítico de documentos históricos, proporcionando aos educadores uma formação prática sobre o papel dos arquivos e as metodologias de análise histórica. Ao longo do curso, haverá visitas técnicas ao acervo do Arquivo Público, além de escritórios que discutem o uso de documentos históricos para aprimorar o ensino nas escolas.

O próximo encontro será realizado dia 6 de novembro, das 14h às 18h, com o tema História ambiental do Brasil dos séculos XVIII a XX e instrumentos para sua pesquisa no APESP, no Arquivo Público do Estado de São Paulo, localizado na Avenida Voluntários da Pátria, n 596, próximo ao metrô Tietê. 

Podem participar os profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino das unidades diretas e indiretas. Clique aqui para realizar sua inscrição

Próximo encontros: 

06/11, das 14h às 18h

VISITA – Pesquisa por grupos no APESP. Datas a serem agendadas entre 7 e 22 de novembro. 

11/11, das 9h às 19h

ATENDIMENTO – Orientação com professores da UNIFESP e pesquisadores do APESP (online), com marcação de horário entre 11 a 22 de novembro.

27/11, das 19h às 21h

OFICINA das propostas dos extensionistas, alunos de graduação e professores da rede (APESP).

11/12, das 17h às 19h

ENCONTRO – Apresentação dos trabalhos dos grupos no Auditório APESP.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Pessoa entrega um certificado a outra durante uma cerimônia de premiação. A imagem mostra apenas as mãos dos participantes e o momento da entrega do documento, simbolizando o reconhecimento de profissionais da educação.

Prêmio Professor em Destaque abre inscrições para a edição 2026 

Publicado em: 14/07/2026 2h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Em uma sala de formação, uma mulher em pé apresenta uma atividade para um grupo de participantes sentados em cadeiras organizadas em semicírculo. Ao fundo, há uma tela de projeção, um computador e uma mesa de apoio. Os participantes observam atentamente a apresentação, em um ambiente interno com cortinas claras e paredes neutras.

Programa EntreNós fortalece formação de Auxiliares Técnicos de Educação na DRE Pirituba/Jaraguá 

Publicado em: 14/07/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Recreio Nas Férias (1)
«1 2 3 1.678