Notícias
Inscrições abertas para o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 26 de julho, exclusivamente, pelo site do Instituto Tomie Ohtake
Publicado em: 26/04/2024 17h52 | Atualizado em: 26/04/2024Estão abertas as inscrições para a 8ª Edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake, uma oportunidade para os professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A premiação conta com apoio financeiro de R$8,5 mil reais para escola, bolsa de graduação da Estácio, entre outros. Este prêmio busca reconhecer e valorizar ações pedagógicas inovadoras desenvolvidas por escolas públicas brasileiras, que estejam integradas aos seus territórios e comunidades.
Podem participar escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo Brasil, contemplando desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 24h do dia 26 de julho de 2024, exclusivamente no site do Prêmio Territórios Tomie Ohtake. Não perca essa chance de compartilhar suas experiências e contribuir para uma educação mais inclusiva e transformadora. Para preenchimento do formulário de inscrição, será necessário realizar o login através de uma conta do Gmail.
O objetivo principal é destacar projetos que promovam a conexão entre os saberes locais e os currículos escolares, potencializando a aprendizagem e valorizando a diversidade cultural, manifestações estéticas, artísticas e/ou religiosas. Além disso, são valorizadas iniciativas que contribuam para a construção de um Território Educativo, fortalecendo parcerias e ações comprometidas com questões urgentes da nossa sociedade, como a igualdade de direitos, as conexões culturais e o compromisso ambiental.
Os projetos inscritos devem contemplar diversos aspectos, tais como a integração entre escola e território, o reconhecimento e articulação dos saberes da comunidade, a exploração e uso de diferentes linguagens, o acolhimento, a escuta e a participação de todos os envolvidos, práticas de equidade, avaliação e currículo, além do potencial multiplicador das iniciativas.
Premiação
O prêmio oferece, às dez estratégias pedagógicas selecionadas, modos de suporte, fortalecimento e aprofundamento de suas práticas e da formação de seus realizadores e membros. Dessa forma, a comunidade escolar e os coletivos participantes serão beneficiados direta ou indiretamente. As ações de premiação consistem em:
- Doação de livros diversos, oferecidos por editoras parceiras do Instituto, para compor o acervo escolar. O envio dos livros será feito via Correios.
- Realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa pedagógica selecionada, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, bem como de seus patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à iniciativa.
- Uma bolsa de estudos para um curso de graduação oferecido pela Estácio, que poderá ser utilizada por um estudante, professor ou parceiro do projeto selecionado.
- Apoio financeiro de R$ 8.500,00 (oito mil e quinhentos reais) para o desenvolvimento da iniciativa pedagógica.
- Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão organizados pelo Instituto, que reúnem os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores e artistas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
EMEFs Olegário Mariano e José Amadei promovem aprendizagens com construção de carrinhos de rolimã
Educomunicação
Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Relacionadas
Aperfeiçoamentos em Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 27/10/2014 11h34 - em CEU e COCEU
Aula inaugural das especializações oferecidas pela UFF/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de candidatos para tutoria presencial – IFTM/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação
Especialização em Gênero e Diversidade na Escola – UFPR/UAB
Publicado em: 23/09/2014 8h56 - em CEU e COCEU
Seleção de Tutores para Licenciatura em Letras e Matemática – IFTM/UAB
Publicado em: 15/09/2014 4h35 - em CEU e COCEU