Notícias

Início das obras do Território CEU Novo Mundo

Nova unidade será constituída na concepção de Território CEU

Publicado em: 15/12/2015 17h49 | Atualizado em: 04/05/2021

inicio_obras_740_x_430.jpg

O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou na terça, 15 de dezembro, o início das obras do Centro Educacional Unificado (CEU) Novo Mundo, na zona norte da Capital.

Juntamente com o Prefeito Haddad, participaram do ato de anúncio do início das obras do CEU Novo Mundo a Vice- Prefeita, Nádia Campeão, o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, o Subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme, Guilherme Rossi e o Diretor Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, Roselei Júlio Duarte, além de líderes da região e da comunidade.

09_inicio_obras_740_x_430.jpg

A nova unidade será constituída na concepção de Território CEU e contará com um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), com capacidade para atender 508 crianças de zero a cinco anos. A unidade também terá cinema, teatro, biblioteca, centro de informática, complexo esportivo com quadras poliesportivas, piscinas, áreas de lazer, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), acesso a formação pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), que vai integrar a rede UniCEU, e pelo Pronatec e promoverá a integração urbanística dos equipamentos públicos já existentes no entorno.

O bairro vai receber 18.400 metros quadrados de paisagismo, incluindo arborização, novo mobiliário urbano, alargamento de calçadas, nova iluminação e criação de circuito de caminhada e ciclovia. Para tornar mais segura a circulação de crianças pela área, as ruas do entorno também passarão por redução da velocidade máxima permitida,

A intervenção integrará a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Profª Edalzir Sampaio Liporoni e a Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) General Paulo Carneiro Thomaz Alves, além do Centro de Educação Infantil Cidade Nova – Parque Novo Mundo.

O Prefeito Fernando Haddad ressaltou os benefícios que serão trazidos para as 40 mil pessoas do bairro em relação ao acesso à cultura, esporte, lazer, educação, assistência e geração de emprego. Para o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, a iniciativa mostra a visão que a atual gestão tem da educação – cuidar da criança e de sua família de uma forma integral, valorizando também o esporte e a cultura no cuidado com as pessoas.

03_inicio_obras_740_x_430.jpg

Laboratório CEU – O projeto foi constituído a partir do Laboratório CEU, iniciativa que consistiu em uma série de oficinas com o objetivo de identificar as atividades presentes no local e propor formas de articulação entre a comunidade, equipamentos culturais e políticas públicas.

Expansão da Rede CEU – Na última semana, foram iniciadas as obras de construção de oito novos CEUs. Além do CEU Novo Mundo, também começaram as construções de um equipamento na zona norte, na Freguesia do Ó, e outros seis na região leste, Carrão/TatuapéJosé de AnchietaJosé Bonifácio/São PedroParque do CarmoSão Miguel PaulistaVila Prudente. O investimento total será de cerca de R$ 319,7 milhões, e a expectativa é que todos sejam entregues em, no máximo, 12 meses. O primeiro equipamento da gestão foi inaugurado em abril, no bairro de Heliópolis.

Atualmente, a cidade conta com 46 CEUs, todos equipados com quadras poliesportivas, playground, teatro, piscinas, bibliotecas, área de informática e espaços para oficinas. Estão planejadas mais três fases de obras, que totalizarão 21 novos CEUs na cidade.

Fotos: Daniel Arroyo/SME

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301