Iniciação ao Jogo Mancala Awelé

Curso proporciona, de forma lúdica, o estudo da cultura africana.

Publicado em: 11/04/2016 14h47 | Atualizado em: 30/11/2020

Na terça, 5 de abril, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia recebeu o primeiro encontro do curso Iniciação ao Jogo Mancala Awelé, que tem como objetivo propiciar, aos participantes, conhecimentos relacionados aos fundamentos teóricos e práticos do jogo por meio de uma metodologia de ensino com foco nos aspectos históricos, culturais e filosóficos de origem africana.

O curso é destinado aos Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Educação Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, Supervisores Escolares e Analistas de Informações Culturais e Desportivas.

Mancala Awelé – jogo de tabuleiro milenar, de origem africana, que surgiu há cerca de 7 mil anos e é considerado por muitos como o jogo mais antigo do Mundo. Seu nome se origina da palavra árabe “nagaala”, que significa “mover”, e sua prática está relacionada à semeadura, pois o jogo simula o processo de semeação, germinação da semente na terra, desenvolvimento e colheita. Além de seu valor histórico e cultural, o Mancala oferece grande potencial de desenvolvimento do raciocínio, uma vez que sua complexidade e sua capacidade de fomentação de operações lógicas são muitas vezes comparadas à do xadrez.

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar