Notícias

Iniciação ao Jogo Mancala Awelé

Curso proporciona, de forma lúdica, o estudo da cultura africana.

Publicado em: 11/04/2016 14h47 | Atualizado em: 30/11/2020

Na terça, 5 de abril, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia recebeu o primeiro encontro do curso Iniciação ao Jogo Mancala Awelé, que tem como objetivo propiciar, aos participantes, conhecimentos relacionados aos fundamentos teóricos e práticos do jogo por meio de uma metodologia de ensino com foco nos aspectos históricos, culturais e filosóficos de origem africana.

O curso é destinado aos Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Educação Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, Supervisores Escolares e Analistas de Informações Culturais e Desportivas.

Mancala Awelé – jogo de tabuleiro milenar, de origem africana, que surgiu há cerca de 7 mil anos e é considerado por muitos como o jogo mais antigo do Mundo. Seu nome se origina da palavra árabe “nagaala”, que significa “mover”, e sua prática está relacionada à semeadura, pois o jogo simula o processo de semeação, germinação da semente na terra, desenvolvimento e colheita. Além de seu valor histórico e cultural, o Mancala oferece grande potencial de desenvolvimento do raciocínio, uma vez que sua complexidade e sua capacidade de fomentação de operações lógicas são muitas vezes comparadas à do xadrez.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212