Notícias

Informativo da EMEBS Anne Sullivan

Alunos que falam Libras entram em contato com o português escrito

Publicado em: 24/11/2015 15h07 | Atualizado em: 30/11/2020

Informativo_da_emebs_anne_sullivan_740_x_430_.jpg

A professora Flavia Damasceno, que trabalha na sala de leitura da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan, organizou um informativo escrito em português para trabalhar com os alunos do Ciclo Autoral (7º, 8º e 9º anos).

Após notar que o contato com o português escrito não era algo muito confortável a seus alunos surdos e falantes de Libras (língua brasileira de sinais) como língua principal, a professora iniciou a elaboração do primeiro Jornal Informativo da EMEBS Anne Sullivan a fim de motivá-los para a atividade de leitura.

Para facilitar a compreensão e para que os conteúdos fossem significativos, Flavia escolheu temas que os alunos do ciclo autoral estão diretamente envolvidos, como os casos do #tamojunto, TCA e Leituraço e demais ações que acontecem na escola. A professora percebeu que, por estarem familiarizados com os assuntos escritos em Língua Portuguesa, os alunos compartilharam as informações com os colegas e familiares e comentaram em Libras sobre o que estava escrito.

“Esta edição do informativo foi um piloto e como a avaliação foi positiva, existe a intenção de implantá-lo no próximo ano”, comenta Flavia.

Clique aqui e leia o Jornal.

EMEBS – As EMEBS são unidades educacionais da prefeitura onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua e a Língua Portuguesa é ensinada como segunda língua, na modalidade escrita. Os estudantes matriculados nas EMEBS são crianças, adolescentes, jovens e adultos com surdez e outras deficiências associadas e surdocegueira.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com vários adultos em pé em frente a escada posando para câmera.

Acordo vai ampliar o ensino de língua francesa na rede municipal 

Publicado em: 10/04/2026 5h14 - em CEU e COCEU

Comgás
Fotografia de muitas mulheres posando para câmera. Ao fundo, projeto no telão o texto

SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito

Publicado em: 10/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professor ao centro e estudantes ao seu lado direito e esquerdo com roupa de esgrima.

Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis

Publicado em: 10/04/2026 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem composta por duas fotografias. No quadrante à direita, um menino se expressa em Libras em um palco com telão ao fundo; no quadrante à direita, uma menina se expressa em Libras, ao fundo prateleiras de livros.

Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda 

Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.644