Notícias

Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana – IDEP

Conheça esse índice

Publicado em: 29/08/2019 16h25 | Atualizado em: 30/11/2020

À esquerda está escrito IDEP, à direita há um desenho com livros, calculadora, esquadros e números está escrito índice de desenvolvimento da educação paulistanaA Secretaria Municipal de Educação (SME) está implantando uma nova ferramenta para avaliar o desempenho de Escolas de Ensino Fundamental e estudantes da rede municipal de ensino. O Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP), de maneira inédita, irá considerar a proficiência dos estudantes a partir da Prova São Paulo e também os dados dos territórios, como nível socioeconômico e a complexidade de gestão de cada unidade.

Atualmente, a SME considera como indicador o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é formado a partir dos resultados do Saeb e da taxa de aprovação dos estudantes. O IDEB é um indicador que serviu para nortear diversas ações das redes de ensino no Brasil, porém, ele será substituído a partir de 2021.

Em razão disso, o IDEP refletirá melhor o desempenho dos estudantes para o estabelecimento de metas para cada escola.

O novo indicador para a rede pública paulistana será composto por: proficiência apurada dos estudantes do 3º ao 9º anos na Prova São Paulo, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza; nível Socioeconômico (Inse) da escola disponibilizados pelo INEP a partir dos questionários do Saeb e Indicador de Complexidade da Gestão (ICG) fornecidos pelo INEP, que calcula o quão complexa é a administração de cada escola.

Para estabelecer as metas das escolas foram agrupadas primeiramente o seu nível socioeconômico e divididas dentro destes em níveis de acordo com o seu ICG, posteriormente foram considerados os resultados das Provas São Paulo 2017 e 2018 para o estabelecimento das metas. Os objetivos de cada Escola serão revisados a cada 5 anos.

Para a coordenadora pedagógica Minéa Fratelli o IDEP mostrará de forma mais realista o desempenho pedagógico da rede municipal. “O IDEB é um índice importante, mas que foi criado há mais de 10 anos e não consideras as diferenças do território em uma cidade tão grande quanto São Paulo. A expectativa é que possamos apoiar as escolas e respeitar sua individualidade”, destacou.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211