Notícias

Imprensas Jovem da DRE Campo Limpo vão à 24ª Bienal do Livro de São Paulo

EMEFs José Francisco Cavalcante, Lourenço Manoel Sparapan e Mauro Faccio Gonçalves fizeram a cobertura do evento.

Publicado em: 02/12/2016 14h09 | Atualizado em: 30/11/2020

imprensas_jovem_da_DRE_campo_limpo_vao_a_24a_bienal_do_livro_de_sao_Paulo_740_x_430.jpg

No dia 02 de setembro, três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo tiveram a oportunidade de conhecer a Bienal Internacional do Livro de São Paulo: EMEF José Francisco Cavalcante; EMEF Lourenço Manoel Sparapan; e EMEF Mauro Faccio Gonçalves.

Com suas equipes do Imprensa Jovem, projeto de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME), as EMEFs foram à 24ª Bienal do Livro com a proposta de fazer a cobertura do evento. Os alunos andaram pelo Pavilhão do Anhembi e conversaram com visitantes e expositores da feira literária, e alguns entrevistados, inclusive, foram convidados para conversar no estúdio de rádio do Imprensa Jovem, no estande da Prefeitura de São Paulo.

A EMEF Mauro Faccio, mais conhecida como “Zacarias” ou “Zaca”, levou as alunas Brenda, Giovana e Stella e os alunos Lucas e João, todos do 6° e 7° ano, para a exposição. O Professor Orientador de Informática Educativa (POIE) do Zaca, Douglas Ferreira Tomé, que trabalha na unidade escolar há 17 anos, foi quem comandou essa equipe na cobertura jornalística do evento.

A chegada dos alunos do Zaca ocorreu às 13h30 e o primeiro momento foi de organização. Com a câmera e os microfones prontos para as entrevistas, o POIE Douglas, ainda no estande da PMSP, orientou seus alunos a realizaram uma filmagem de abertura da cobertura, que será colocada ao ar no canal do Youtube da EMEF, a “TV Zaca”, junto ao restante da cobertura.

Finalizada a filmagem, os cinco alunos começaram a andar pelo pavilhão. Com um pouco de caminhada, surgiu o primeiro entrevistado do Imprensa Jovem da EMEF Mauro Faccio na Bienal: Marcelo Caravalho, 44, Diretor da empresa “Mídia Transgênica”, que trabalha com consultoria de design e marketing. Ele contou para a equipe do Zaca que estava na feira para promover a campanha “Dia de ler todo dia”, projeto que tem parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, e tem como objetivo mobilizar alunos e Professores em torno do ato de ler.

Logo após Marcelo, o Imprensa Jovem conversou com Eduardo Matos Graça. O expositor de 51 anos estava na Bienal para exibir e vender os seus “Diários de Viagem”, cadernos artesanais, que fazem uma releitura histórica dos cadernos africanos da cidade de Timbuktu, no Mali. Segundo Matos, a ideia surgiu quando ele foi a uma mostra cultural sobre conteúdos africanos e se deparou com uma réplica dos cadernos de Timbuktu.

Levado ao estúdio de rádio pelo Imprensa Jovem do Zaca, Matos participou de uma entrevista com as alunas Giovana e Brenda, que conduziram perguntas ao expositor sobre seus diários de viagem e também suas preferências de leitura. Na entrevista, ele ressaltou a importância de ler. “Se você for começar a ler, comece a ler pelo que você gosta”, disse, complementando que esse primeiro passo é o mais importante para sentir o prazer no ato de ler.

Aparecida Talarico, 72, foi a terceira entrevistada da equipe. A aposentada, que estava com a sua família, disse ao Imprensa Jovem que era a sua primeira vez em uma Bienal do Livro e que era uma tristeza nunca ter ido, pois ela gosta muito de ler. Também com a família, a quarta entrevistada foi uma criança. Heloisa, de 8 anos, que atualmente está no 3° ano do Ensino Fundamental, contou que, assim como Aparecida, aquela era sua primeira vez na exposição.

A última entrevistada da equipe na Bienal foi a escritora Ceiça Schettini, autora dos livros “Energia e bom humor” e “A felicidade é uma escolha”. Em entrevista, ela contou um pouco sobre suas primeiras leituras e como foi o início de sua carreira como escritora, em 2013. Além disso, ela também elogiou o projeto da SME. “Acho legal ver crianças de 12 anos como repórteres, mostra uma oportunidade que eu não tive”, declarou Ceiça.

Confira imagens da cobertura da Bienal pela Imprensa Jovem, clique aqui.

Veja a cobertura da EMEF Mauro Faccio Gonçalves, no Blog do Zaca, clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de fundo cinza com a marca dágua do brasão da Cidade de São Paulo - Educação em branco

Contratação de temporários durante o período eleitoral

Publicado em: 11/09/2024 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Agosto Indígena

CEUs da capital oferecem programação especial durante o Agosto Indígena

Publicado em: 05/07/2024 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Conde

Programa de Apoio Pedagógico promove protagonismo estudantil na EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo

Publicado em: 05/07/2024 5h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Carro itinerante Educamóvel 2
Fotografia mostra crianças em um brinquedo inflável de futebol de sabão.
1 2 3 1.465