Notícias
Imprensa Jovem realiza cobertura do 3º Festival de Inovação e Criatividade
Estudante com deficiência motora nos membros superiores e inferiores integra a equipe de alunos repórteres da EMEF Pedro Américo.
Publicado em: 19/03/2019 13h38 | Atualizado em: 30/11/2020Nesta quarta, 20 de março, das 10h30 às 16h, sete estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Américo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, realizam a cobertura jornalística do 3º Festival de Inovação e Criatividade (FIC).
O evento, realizado na Universidade de São Paulo (USP) e organizado em conjunto com o MIT Media Lab, Fundação Lemann e Rede de Aprendizagem Criativa, tem os objetivos de divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país.
Os sete estudantes da EMEF Pedro Américo são integrantes do projeto Imprensa Jovem, iniciativa desenvolvida na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo que promove a criação de uma agência de notícias na escola. Nela, os estudantes são responsáveis por preparar pautas, pesquisar e produzir conteúdos em diferentes mídias.
Entre os alunos que integram a equipe que realizará a cobertura do FIC está Arthur Hirche. O estudante, de 14 anos, possui deficiência motora nos membros superiores e inferiores. Comunicativo e curioso, o adolescente mostra que a inclusão pode ser exercida dentro e fora dos muros das escolas. Integrante da Imprensa Jovem desde 2017, Arthur já participou da cobertura da Bienal do Livro e do Torneio de Robótica do Colégio Objetivo e espera com entusiasmo a oportunidade de participar do evento.
A empolgação da turma é confirmada pela Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), Cláudia Meirelles, que acompanhará os alunos. “O interesse dos estudantes quando saem para uma cobertura é sempre grande. No caso da FIC, ele aumenta, já que haverá conteúdo na área de robótica e programação, projetos que os alunos da Imprensa Jovem também participam em nossa escola”, ressalta Cláudia.
Sobre a Imprensa Jovem – Criado em 2005, a Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido por mais de 200 escolas em São Paulo. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, habilidades críticas e criativas. As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do aluno repórter, numa proposta de comunicação livre e democrática. Saiba mais.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Gcelebra aniversário de 164 anos de Guaianases
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para os professores atuarem na EMEBS Helen Keller
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias na capital paulista
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Prefeitura de Jundiaí visita CEU Rei Pelé e CEU Papa Francisco
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 25 mil estudantes da Rede Municipal visitaram museus com abordagem focada na Educação Antirracista
Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2
Relacionadas

Prevenção de acidentes e primeiros socorros
Publicado em: 31/03/2016 3h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

DRE Freguesia/Brasilândia recebe segunda Reunião Étnico-Racial
Publicado em: 31/03/2016 3h36 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

SME sedia Seminário de Educação Integral na Educação Infantil
Publicado em: 31/03/2016 3h35 - em Educação Infantil

Saúde, Proteção e Defesa Civil na Escola
Publicado em: 31/03/2016 9h01 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Atendimento Pedagógico Hospitalar
Publicado em: 30/03/2016 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã