Notícias

Imprensa Jovem realiza cobertura do 3º Festival de Inovação e Criatividade

Estudante com deficiência motora nos membros superiores e inferiores integra a equipe de alunos repórteres da EMEF Pedro Américo.

Publicado em: 19/03/2019 13h38 | Atualizado em: 30/11/2020

fic_740x430.jpg

Nesta quarta, 20 de março, das 10h30 às 16h, sete estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Américo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, realizam a cobertura jornalística do 3º Festival de Inovação e Criatividade (FIC).

O evento, realizado na Universidade de São Paulo (USP) e organizado em conjunto com o MIT Media Lab, Fundação Lemann e Rede de Aprendizagem Criativa, tem os objetivos de divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país.

Os sete estudantes da EMEF Pedro Américo são integrantes do projeto Imprensa Jovem, iniciativa desenvolvida na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo que promove a criação de uma agência de notícias na escola. Nela, os estudantes são responsáveis por preparar pautas, pesquisar e produzir conteúdos em diferentes mídias.

Entre os alunos que integram a equipe que realizará a cobertura do FIC está Arthur Hirche. O estudante, de 14 anos, possui deficiência motora nos membros superiores e inferiores. Comunicativo e curioso, o adolescente mostra que a inclusão pode ser exercida dentro e fora dos muros das escolas. Integrante da Imprensa Jovem desde 2017, Arthur já participou da cobertura da Bienal do Livro e do Torneio de Robótica do Colégio Objetivo e espera com entusiasmo a oportunidade de participar do evento.

A empolgação da turma é confirmada pela Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), Cláudia Meirelles, que acompanhará os alunos. “O interesse dos estudantes quando saem para uma cobertura é sempre grande. No caso da FIC, ele aumenta, já que haverá conteúdo na área de robótica e programação, projetos que os alunos da Imprensa Jovem também participam em nossa escola”, ressalta Cláudia.

IJ_FIC_740X430.jpg

Sobre a Imprensa Jovem – Criado em 2005, a Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido por mais de 200 escolas em São Paulo. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, habilidades críticas e criativas. As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do aluno repórter, numa proposta de comunicação livre e democrática. Saiba mais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211