Imprensa Jovem lança a 2ª edição do jornal Aclamado News

Estudantes da EMEF Aclamado produzem notícias para a comunidade escolar

Publicado em: 27/11/2017 13h46 | Atualizado em: 30/11/2020

2a_edicao_jornal_aclamado_740_x_430.jpg

Estudantes do projeto de educomunicação Imprensa Jovem, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aclamado, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus, lançam a segunda edição do jornal Aclamado News.

A ideia de fazer um jornal da escola com matérias produzidas pelos próprios estudantes educomunicadores surgiu em 2016, na EMEF Aclamado, durante o projeto Imprensa Jovem. Desta forma, foi criada a primeira versão online do jornal.

Em 2017, o projeto continuou e a equipe se reuniu para escolher o nome do jornal, desta vez impresso. Depois de uma eleição, foi eleito o nome Aclamado News. Os estudantes também apresentaram propostas do que poderia ser escrito.

Maria Isabella da Silva Guimarães, integrante do projeto, comenta sobre a evolução do jornal. “Neste ano, ele progrediu de uma maneira grande, pois já tivemos duas edições e eu, Maria, pude entregar para os meus colegas. Fico feliz por fazer parte disso, os alunos podem expressar com palavras o que pensam, é um orgulho participar dele”, revela Maria.

Kathleen Mikaelly dos Santos destaca os benefícios da sua participação na produção do jornal. “A minha mãe acha bom que eu faça o jornal, ela fala que eu estou aprendendo a ler mais e até me ajudou a falar em público, porque eu tenho muita vergonha. Minha mãe guarda os jornais em uma pasta. Eu já fiz um caça-palavras sobre objetos de um salão de cabeleireiro e estou fazendo um top 10 de músicas brasileiras”, aponta Kathleen.

Priscila Rodrigues Ferreira fala sobre a sua experiência com a prática do jornal. “A minha experiência em fazer o jornal é muito legal, porque eu escrevo muitas matérias e isso dá a oportunidade de mostrá-las outras pessoas. Eu adoro fazer parte da Imprensa Jovem e de escrever. Os meus pais gostam muito, pois eles têm esperança de que um dia eu possa ser repórter”, relata Priscila.

Para viabilizar a impressão dos jornais, a Imprensa Jovem Aclamado conta com o apoio da Organização Não Governamental (ONG), Comunicação e Cultura, coordenada por Daniel Raviolo. Ele trabalha com educomunicação por meio da produção de jornais escolares com crianças e jovens de escolas públicas, orientando a preparação do material a ser publicado e o auxiliando na diagramação.

A equipe se organiza para publicar a 3ª edição do jornal ainda este ano. Para conferir a 1ª e 2ª edição do Aclamado News, clique aqui.

Veja a galeria de fotos

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.