Notícias

Imprensa Jovem Delane debate “O direito à cidade”

Estudantes da EMEF Professor Mailson Delane promovem debate sobre problemáticas da Cidade Tiradentes

Publicado em: 24/05/2018 15h19 | Atualizado em: 30/11/2020

imprensa_jovem_direito_cidade_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Delane

No dia 12 de abril, a Imprensa Jovem Delane entrevistou Elisaveth de Cassia, moradora da cidade Tiradentes há 35 anos ou mais e funcionária da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Mailson Delane, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases. Com base no programa Roda Viva, da TV Cultura, o grupo se organizou com vários entrevistadores que queriam conhecer melhor a relação da entrevistada com o bairro.

Elisaveth nos conta que sua luta pelo bairro e sua preocupação com as pessoas vem de todo o sofrimento que ela passou quando criança. Hoje, faz o que gostaria que tivessem feito por ela.

Ela diz que os maiores problemas são saneamento básico, saúde e moradia, e que umas das maiores barreiras quando se pensa em projetos para melhorar o bairro é a participação da população.

Integrante de muitas lutas por melhorias do bairro, inclusive pela construção da nossa escola e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Elizaveth conta que o projeto mais difícil de conquistar foi o hospital Cidade Tiradentes.

Mesmo participando de tantos projetos, ela ainda não se considera uma líder comunitária, embora tenha contato com vários.

Equipe:

Jovens Repórteres

Richard Paulino
Camili Diniz
Raquel Costa
Peterson Felix
Rayane Almeida
Evilin Silva
Mariana Felix

Jovem Fotógrafa

Mayara Hapuque

Jovem Câmera

Fabrício Cabrilhana

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641