Notícias
Imprensa Jovem agora é Programa da Rede Municipal de Ensino
Portaria Nº 7991/2016 institucionaliza a criação de agências de notícias de estudantes na Rede
Publicado em: 15/12/2016 16h27 | Atualizado em: 04/05/2021Foi publicado no Diário Oficial da Cidade de 14 de dezembro a Portaria Nº 7.991, de 13 de dezembro de 2016, que institui o “Programa Imprensa Jovem” nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de desenvolver ações que promovam o protagonismo infantil e juvenil, o direito à comunicação e à liberdade de expressão por meio, inclusive, da apropriação de recursos midiáticos de aprendizagem.
Clique aqui e veja a íntegra da Portaria Nº 7991/2016
Sobre o Imprensa Jovem – O Imprensa Jovem nasceu nas escolas por vontade e desejo dos estudantes na realização de rádios escolares. Em 2005, preocupados em trazer assuntos da comunidade para a programação da rádio, os alunos resolveram realizar reportagens com moradores e incluí-las nos programas. As produções eram veiculadas para os estudantes do Educação de Jovens e Adultos (EJA). Surge, então, o primeiro embrião de um dos mais importantes projetos de Educomunicação da Rede, o Imprensa Jovem.
As incursões pela comunidade para produzir informação incentivaram ações de cobertura jornalísticas na cidade. A participação em grandes eventos, ao longo dos anos, passa a fazer parte do trabalho das agências de notícias Imprensa Jovem, o que colabora para a difusão da informação com o DNA do estudante. “Criamos uma estratégia educativa de formação para a produção e leitura crítica da mídia”, conta o professor Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicacão e idealizador do projeto.
Com mais de 200 equipes espalhadas em toda cidade e realizando a gestão da comunicação na escola, o Imprensa Jovem agora é um Programa para todas as unidades da Rede. “Essa é uma conquista para o estudante e um passo histórico para a Educomunicação no país”, observa Carlos.
O programa Imprensa Jovem integra diversos projetos de Educomunicação, como jornal, rádio, blog, redes sociais, TV, revista, fotografia e outros meios audiovisuais. Especializa a articulação curricular das linguagens de comunicação para favorecer as aprendizagens e apoia as políticas de Educação Integral e em Tempo Integral.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
III Seminário Integrado da Rede UniCEU ocorre no dia 7 de outubro
Secretaria Municipal de Educação
SME realizará ações educativas em evento com foco nas pessoas com 50+
Secretaria Municipal de Educação
SME anuncia premiados e homenageados do Prêmio Educador em Destaque 2023
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Eny Marisa Maia, na Capela do Socorro
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza mapeamento dos educadores autores da Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Monja Coen faz palestra sobre saúde mental no CEU Paraisópolis
Relacionadas

III Seminário Integrado da Rede UniCEU ocorre no dia 7 de outubro
Publicado em: 28/09/2023 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SME realizará ações educativas em evento com foco nas pessoas com 50+
Publicado em: 28/09/2023 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

SME anuncia premiados e homenageados do Prêmio Educador em Destaque 2023
Publicado em: 28/09/2023 1h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura inaugura Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Eny Marisa Maia, na Capela do Socorro
Publicado em: 27/09/2023 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

SME realiza mapeamento dos educadores autores da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 27/09/2023 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação