Notícias
Imprensa Jovem agora é Programa da Rede Municipal de Ensino
Portaria Nº 7991/2016 institucionaliza a criação de agências de notícias de estudantes na Rede
Publicado em: 15/12/2016 16h27 | Atualizado em: 04/05/2021
Foi publicado no Diário Oficial da Cidade de 14 de dezembro a Portaria Nº 7.991, de 13 de dezembro de 2016, que institui o “Programa Imprensa Jovem” nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de desenvolver ações que promovam o protagonismo infantil e juvenil, o direito à comunicação e à liberdade de expressão por meio, inclusive, da apropriação de recursos midiáticos de aprendizagem.
Clique aqui e veja a íntegra da Portaria Nº 7991/2016
Sobre o Imprensa Jovem – O Imprensa Jovem nasceu nas escolas por vontade e desejo dos estudantes na realização de rádios escolares. Em 2005, preocupados em trazer assuntos da comunidade para a programação da rádio, os alunos resolveram realizar reportagens com moradores e incluí-las nos programas. As produções eram veiculadas para os estudantes do Educação de Jovens e Adultos (EJA). Surge, então, o primeiro embrião de um dos mais importantes projetos de Educomunicação da Rede, o Imprensa Jovem.
As incursões pela comunidade para produzir informação incentivaram ações de cobertura jornalísticas na cidade. A participação em grandes eventos, ao longo dos anos, passa a fazer parte do trabalho das agências de notícias Imprensa Jovem, o que colabora para a difusão da informação com o DNA do estudante. “Criamos uma estratégia educativa de formação para a produção e leitura crítica da mídia”, conta o professor Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicacão e idealizador do projeto.
Com mais de 200 equipes espalhadas em toda cidade e realizando a gestão da comunicação na escola, o Imprensa Jovem agora é um Programa para todas as unidades da Rede. “Essa é uma conquista para o estudante e um passo histórico para a Educomunicação no país”, observa Carlos.
O programa Imprensa Jovem integra diversos projetos de Educomunicação, como jornal, rádio, blog, redes sociais, TV, revista, fotografia e outros meios audiovisuais. Especializa a articulação curricular das linguagens de comunicação para favorecer as aprendizagens e apoia as políticas de Educação Integral e em Tempo Integral.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação
Secretaria Municipal de Educação
Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola
Secretaria Municipal de Educação
Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção
Relacionadas
Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação
Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio
Publicado em: 16/04/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação
SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público
Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação
Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola
Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026
Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação