Notícias

Imprensa Jovem acompanha lançamento do Programa “Minha Biblioteca”

Imprensa Teen Azanha e BNE Imprensa Jovem entrevistam autoridades e o autor Ilan Brenman

Publicado em: 17/12/2018 15h42 | Atualizado em: 30/11/2020

minhabib1temp.jpgbne_1_temp.jpg

Texto: Imprensa Teen Azanha (EMEF Prof José Mario Pires Azanha – DRE São Miguel)

Vídeo: BNE Imprensa Jovem (EMEF Dr. João Augusto Breves – DRE São Miguel)

No dia 1º de novembro de 2018, estivemos na biblioteca Mário de Andrade para o lançamento do Programa Minha Biblioteca, da Secretaria Municipal de Educação, e entrevistamos o Prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, a diretora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Mineia Paschoaleto, e o autor Ilan Brenman.

Em entrevista, o prefeito Bruno Covas respondeu a respeito dos objetivos do Programa nas Escolas Municipais. Ele disse que “pretende ampliar cada vez mais programas como esse, para que as nossas crianças tenham mais acesso aos livros”.

Bruno Covas mencionou que a prefeitura “venceu um dos grandes desafios, que foi acabar com a fila da pré-escola da cidade de São Paulo, e está ampliando o trabalho para vencer outro desafio, que é o da qualidade, melhorando a avaliação dos alunos nas provas que existem hoje, o que irá reforçar o prazer, o gosto e o hábito pela leitura”.

A repórter Anny de Souza entrevistou o Secretário Municipal de Educação, que mencionou que “a prefeitura está fazendo uma série de coisas, e uma delas é voltar com o Minha Biblioteca”. Ele disse que o Programa consiste em “entregar dois livros por ano antes das férias, para que as crianças possam ler e trocar. Os livros são diferentes para cada sala de aula, então depois de ler o aluno pode trocar com o colega.”

Ele também nos contou que estão sendo promovidas formações com os professores orientadores da sala de leitura, para que eles possam ter atividades cada vez melhores nas escolas. “A gente vai renovar o acervo, com livros novos na Sala de Leitura de todas as escolas de ensino fundamental esse ano e depois na educação infantil, ano que vem”, contou o Secretário.

Para Schneider, “a leitura ajuda a gente a entender o mundo, ajuda a gente a refletir”, ou seja, “a sair um pouco do lugar que a gente está para viajar um pouquinho”. “A leitura é muito importante para aprender a raciocinar melhor, a fazer ligações entre assuntos que a gente não conhece. Não há nada mais rico do que um bom livro”, observou.

azanha_minhabib2_740x430.jpg
Imprensa Teen Azanha em entrevista com o Secretário Alexandre Schneider (Foto: Imprensa Teen Azanha)

A diretora da COPED, Minea Paschoaleto, comentou que “a leitura faz com que a gente conheça a cultura de outros lugares, de outros espaços, o que as pessoas pensam, o que as pessoas sentem… Então, a leitura é fundamental para qualquer pessoa. Ela abre portas para um mundo que nem sempre é conhecido fisicamente”.

Minea também mencionou que “o fato de ter livros em casa já é um grande começo. Além das crianças conhecerem as histórias, isso também amplia os laços afetivos, porque permite que elas leiam com os pais, leiam com os irmãos, e isso fomenta o gosto pela leitura”. Ela cita que “a Prefeitura tem o objetivo de retomar o programa agora e quer que ele continue nos próximos anos para que essa biblioteca dos estudantes da rede municipal só aumente”.

azanha_minhabib3_740x430.jpg
Anny de Souza em entrevista com a diretora de COPED Mineia Paschoaleto (Foto: Imprensa Teen Azanha)

A repórter Lorena Suterio entrevistou o autor Ilan Breman, escritor de literatura infantojuvenil, que realizou uma palestra no lançamento do Programa Minha Biblioteca.

Em conversa com Ilan Breman sobre a importância da leitura para as crianças, o autor disse que “as crianças têm que comer arroz com feijão, e também precisam de histórias, que são tão importantes quanto respirar”.

O autor também ressaltou que começou a escrever a literatura infanto-juvenil quando tinha dezoito anos. Ele disse que trabalhava em uma escola e que, no primeiro dia de trabalho, chegaram três crianças e perguntaram para ele: “Ilan, conta uma história pra gente?”. Ele retrucou: “eu não sei”. Então, uma menina respondeu: “então inventa!”. Assim, ele começou a inventar e não parou mais.

Ao ser perguntado, por nossa equipe, como poderíamos incentivar o gosto pela leitura para as crianças desde pequenas, Ilan disse que se pode incentivar começando primeiro com os adultos. “Pai, mãe com um livro na mão, lendo pra criança ouvir o tempo inteiro… Isso é muito importante. Segunda coisa é ela ter acesso ao livro. A criança tem que tocar, abrir, brincar com a história. E terceiro, a escola tem um papel fundamental; o professor deve ser um mediador de leitura e trazer essas histórias para as crianças”, disse o escritor.

azanha_minhabib4_740x430.jpg
Lorena Suterio em entrevista o escritor Ilan Breman (Foto: Imprensa Teen Azanha)

Para nós, da Imprensa Teen Azanha, foi um imenso prazer participar do lançamento do Programa Minha Biblioteca, que mostra a importância da leitura para crianças e jovens, fazendo com que as nossas escolas sejam lugares com muitos livros e muita cultura. Assim, poderemos nos tornar pessoas melhores e construir uma sociedade melhor.

Por Imprensa Teen Azanha

Professoras Erika Monfardini e Carolina Teixeira
Lorena Suterio e Anny de Souza – Repórteres
Felipe Silva e Isabelly Heloíze – Câmeras
André Lima – Assistente

Vídeo – A equipe BNE Imprensa Jovem, da EMEF. Dr. João Augusto Breves, Diretoria Regional de Educação São Miguel, produziu um vídeo sobre a cobertura realizada no dia do evento.

Acompanhe:

Equipe BNE Imprensa Jovem:

Naomi Yumi Ishii
Gregory Yuri Santos
Camily Santos Dias
Guilherme Rodrigues
Prof.Adriana Landin.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259