Notícias

Imprensa Jovem Aclamado visita o Diário do Grande ABC

Estudantes entram em contato com a história da publicação e conhecem mais sobre o cotidiano de uma redação

Publicado em: 04/12/2017 17h34 | Atualizado em: 30/11/2020

imprensa_jovem_visita_diario_grande_abc_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela Imprensa Jovem Aclamado

No dia 17 de novembro, uma sexta-feira, a Imprensa Jovem Aclamado foi ao Diário do Grande ABC, localizado na cidade de Santo André.

O Diário do Grande ABC, criado em 1958, antes se chamava News Seller, os seus fundadores são Fausto Polesi, Edson Dotto, Maury Dotto e Angelo Puga.

Antigamente, a máquina Linotipo, inventada em 1884 por Ottmar Mergenthaler, em Baltimore, nos EUA, era usada para imprimir os jornais. Agora, há máquinas mais avançadas para fazer isso.

Em 1958, o jornal era vendido aos domingos, em Santo André. Hoje, ele está presente em 7 cidades do ABC paulista: São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André e São Bernardo, e também em alguns bairros da cidade de São Paulo.

O endereço para acessá-lo na Internet é
www.dgab.com.br.

Este jornal é composto pelos seguintes cadernos: 1º Caderno, Política, Economia, Esportes, Setecidades, Cultura & Lazer, Classificados, Turismo (às quintas-feiras), D+ (aos domingos), Diarinho (aos domingos), Automóveis (às sextas-feiras), Revista Dia-a-Dia (uma vez por mês).

“O que mais me impressionou foi conhecer a máquina linotipo que servia para imprimir o jornal. Gostei do vídeo que passou sobre os fundadores do Diário do Grande ABC e como se faz o jornal. E também gostei do lanche que nós ganhamos lá, estava muito bom”, destaca o estudante Abner Fernandes de Albuquerque.

Karen Fernandes Bertalha, integrante da Imprensa Jovem Aclamado, fez algumas perguntas a Ariane Mattos, responsável pela área de Marketing do jornal e responsável por apresentar as instalações do jornal ao grupo:

Karen: Hoje em dia, existem mais pessoas que leem o jornal pela internet ou impresso, assim, no papel?

Ariane: Hoje nós temos muito mais leitores no jornal impresso do que online, só que isto não é uma realidade para a maioria dos jornais. O meio do jornal vem crescendo muito, pesquisas afirmam que 70% da população dá mais credibilidade para o jornal impresso. Coincidentemente ou não, é o nosso público maior, a gente tem muito mais leitores na plataforma impressa do que na plataforma online, mas a notícia pode ser consumida das duas formas. A gente tem aplicativos onde você pode ver o jornal online e a gente tem a distribuição do jornal para assinante ou a venda em banca do jornal impresso.

Karen: Hoje em dia têm muitas pessoas, escolas que vêm visitar o Diário do Grande ABC?

Ariane: Temos bastante procura, muitas escolas visitam a gente. Nós temos as visitas de quarta, quinta e sexta-feira ao longo do ano todo, recebemos escolas que vêm com 30, 35, 40 alunos. Na maioria das semanas, nós temos agendamento para os três dias.

Karen: Eu queria te entregar o jornal da nossa escola que é o Aclamado News e queria muito agradecer a sua entrevista. A Imprensa Jovem Aclamado News agradece.

Veja a entrevista da Karen:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
Ilustração com retrato de Marina Colasant

Marina Colasanti será homenageada pela Academia Estudantil de Letras

Publicado em: 12/08/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner de divulgação do V Seminário Agosto Indígena - 2022 - Indígenas na cidade, São Paulo Terra Indígena. Fotografia estilizada de crianças indígenas brincando em uma árvore. Ao fundo, imagem estilizada de pontos turísticos da cidade de São Paulo.

SME promove seminário ‘Agosto Indígena’ no Theatro Municipal de SP nesta segunda (15)

Publicado em: 11/08/2022 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro estudantes estão sentadas em suas carteiras, há um livro na frente deles. Uma menina aparece à frente da fotografia, os outros estão desfocados mais ao fundo.

Dia do Estudante: Veja sete curiosidades da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/08/2022 1h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.262