Imagem produzida por estudante da Rede Municipal é destaque nas Redes Sociais

O último recreio” é uma releitura da obra “A última ceia” e surgiu após projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes

Publicado em: 05/08/2020 12h04 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem de uma mesa larga com pessoas sentadas nela usando uniformes.

O estudante do 7º ano, Daniel dos Santos Brito, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, produziu uma releitura da obra “A última ceia” de Leonardo Da Vinci e ganhou nas redes sociais. Intitulada “O último recreio”, a produção do aluno ganhou destaque nos últimos dias.

A iniciativa teve início com o projeto “Releitura do Renascimento”, ação coordenada pela Professora de História da Unidade, Silvana Maria, ocorreu via plataforma online Google Classroom durante o mês de julho com o objetivo de proporcionar aos estudantes, o conhecimento das obras de grandes artistas renascentistas a partir de um contexto histórico, político, econômico, social e cultural, potencializando o trabalho a partir da visão de mundo de cada estudante, estimulando a criatividade e a sensibilidade.

Na primeira etapa, os estudantes assistiram a um vídeo produzido por uma turma da unidade em 2019, no formato de um jornal, onde estudantes fazem entrevistas e falam sobre obras renascentistas. Após a exibição, as turmas interagiram escrevendo um comentário sobre o que foi assistido.

Dando continuidade ao projeto, cada estudante escolheu uma obra do renascimento e a partir da própria criatividade, visão de mundo e sensibilidade, deveria fazer a releitura da obra escolhida.

Por fim, a última etapa deste trabalho consistiu em assistir novamente ao vídeo citado anteriormente e escolher um dos temas oferecidos para fazer a sua própria apresentação online. Cada estudante pôde se caracterizar como um dos renascentistas e enviar uma foto pela plataforma, produzindo um breve vídeo usando a criatividade para mostrar o que aprendeu.

Conheça outros trabalhos produzidos pelos estudantes neste projeto: