III Seminário Leituraço na RME

Educadores compartilham ações que fortalecem as identidades das populações historicamente sub-representadas na literatura.

Publicado em: 01/04/2016 15h50 | Atualizado em: 04/05/2021
leituraco_na_rme_740_x_430.jpg

Professores Orientadores de Salas de Leitura, Analistas de Informação de Cultura e Desportos, Bibliotecários dos CEUs e Coordenadores Pedagógicos das Unidades Educacionais de Ensino Fundamental da RME participaram nos dias 30 e 31 de março do “III Seminário Leituraço!”. A ação teve o objetivo fortalecer as identidades das populações historicamente sub-representadas no cânone literário por meio do compartilhamento das ações que acontecem nas unidades educacionais.

No dia 30, na parte da manhã, a abertura do encontro contou com a participação de Sheila Coelho, Coordenadora do Núcleo de Sala e Espaço de Leitura, Rafael Silva, Coordenador do Núcleo de Educação Étnico-racial e Maria Cecília Carlini, Coordenadora dos CEUs e da Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação. Eles saudaram o público pelo excelente trabalho à Rede e expuseram os objetivos do Seminário. A primeira etapa do encontro recebeu também a contação de história do ator João Acaiabe.

“A gente precisa fazer as pessoas entenderem que a diversidade é uma riqueza, que só traz coisas boas e que ninguém pode ser excluído por qualquer coisa, seja a aparência da sua pele ou suas escolhas de vida. É essa percepção que a leitura dá às pessoas”, disse Maria Cecilia.

“Nós ficamos muito contentes com a consolidação do Leituraço, que é uma política pública de incentivo à cultura que está de fato promovendo para a descolonização do currículo, promovendo outros repertórios, matrizes e pilares culturais na nossa sociedade brasileira e que devem ter o mesmo destaque que o repertório europeu”, celebrou o coordenador do Núcleo de Educação Étnico-racial.

Exemplos práticos – Professores que trabalham em salas de leitura em escolas de Ensino Fundamental fizeram apresentação de suas práticas, resultados do Projeto Leituraço. O Professor Orientador de Sala de Leitura (POSL), da EMEF João Sussumu Hirata, Roberto Bezerra dos Santos, falou sobre o seu projeto denominado “Leituraço: para além dos muros da escola”.

A POSL Alessandra, da EMEF Guilherme de Almeida/DRE falou sobre o seu projeto que desenvolve chamado “Vivendo a vida de verdade para o mundo interior ter mais variedade”. A POSL Cássia Helena, da EMEF Esmeralda Salles Ramos de Oliveira, relatou a sua prática do Leituraço com os estudantes adultos da EJA. A POSL Patrícia Aparecida de Souza, da EMEF Júlio Mesquita falou sobre o trabalho desenvolvido a partir do livro “O mundo no Black Power de Tayó”, da escritora Kiussan de Oliveira, no qual suas alunas fizeram um desfile de turbantes e uma apresentação de dança com o ritmo samba. Alunas da EMEF EMEF Cláudio Manuel da Costa apresentaram o trabalho com mitologia africana que foi desenvolvido pela professora Ana Maria Toseti na Sala de Leitura.

Ao final, Neide Aparecida de Almeida, da coordenação de Educação do Museu Afro Brasil, apresentou as iniciativas que sua instituição desenvolve e que envolvem as relações étnico-raciais a partir do acervo artístico do museu. Cristiane Santana Silva, da Coordenadoria Pedagógica – Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais – COPED/NTC, contextualizou as exposições de práticas e o percurso do Projeto Leituraço e falou sobre a importância da literatura para as relações étnico-raciais.

“O trabalho com essas literaturas proporcionarão aos nossos estudantes, nossas meninas e meninos, os jovens e os adultos da Rede Municipal de Ensino a identificação. Que eles passem a se reconhecer nesses textos e, a partir deste reconhecimento, construir uma imagem positiva sobre si e sobre os outros. Construir uma relação de fortalecimento de sua autoestima e da sua identidade”, ressalta Cristiane.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação