Notícias

III Festival Municipal de Mancala Awelé – 2018

Cerca de 800 estudantes devem participar da ação

Publicado em: 23/08/2018 15h35 | Atualizado em: 30/11/2020

festival_mancala_740_x_430_.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU), promove nos dias 28 e 29 de agosto o III Festival de Mancala Awelé da Rede Municipal de Ensino (RME). Cerca de 800 estudantes, que representam as 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), participam da ação que acontece no Salão Social do Clube Esperia.

O evento representa o desfecho dos Festivais Regionais que aconteceram nas DREs. Os estudantes são divididos em quatro categorias: Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos de Ensino Fundamental), Ciclo Interdisciplinar (4º, 5º e 6º anos de Ensino Fundamental), Ciclo Autoral (7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Jovens e Adultos (Ensino Médio e CIEJAs). Os 15 primeiros colocados de cada categoria das fases regionais participam desta final.

O festival tem o objetivo de destacar a importância de se utilizar o jogo Mancala Awelé como recurso de ensino nas diversas áreas do conhecimento, por meio da interdisciplinaridade, dando enfoque aos aspectos culturais e filosóficos em sua origem africana e promover atividades de caráter educacional, cultural, social e esportivo com os estudantes, ampliando o tempo de permanência na escola.

A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 28 de agosto, terça-feira, às 10h. Na sequência, às 10h30, inicia a primeira rodada com estudantes dos Ciclos de Alfabetização e Autoral. Os estudantes do Ciclo Interdisciplinar e os Jovens e Adultos jogam no dia 29 de agosto, quarta-feira.

Serviço:

“III Festival Municipal de Mancala Awelé 2018”

Data: 28 e 29 de agosto.

Horário: das 10h às 18h.

Local: Clube Esperia – Salão Social (Av. Santos Dumont, 1313)

Sobre o Mancala Awelé

É um jogo de origem africana que surgiu há cerca de 7 mil anos. Mancala é um termo utilizado por antropólogos para designar uma família de jogos de semeadura cultivados na África. Foram descobertas mais de 200 variações. O Awelé é a variante desenvolvida nas escolas da Prefeitura de São Paulo por meio do Programa Jogos de Tabuleiro.

A prática desse jogo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e o aprimoramento de atitudes, habilidades e competências, além de promover a integração e o intercâmbio entre os participantes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211