Notícias

III Festival Municipal de Mancala Awelé – 2018

Cerca de 800 estudantes devem participar da ação

Publicado em: 23/08/2018 15h35 | Atualizado em: 30/11/2020

festival_mancala_740_x_430_.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU), promove nos dias 28 e 29 de agosto o III Festival de Mancala Awelé da Rede Municipal de Ensino (RME). Cerca de 800 estudantes, que representam as 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), participam da ação que acontece no Salão Social do Clube Esperia.

O evento representa o desfecho dos Festivais Regionais que aconteceram nas DREs. Os estudantes são divididos em quatro categorias: Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos de Ensino Fundamental), Ciclo Interdisciplinar (4º, 5º e 6º anos de Ensino Fundamental), Ciclo Autoral (7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Jovens e Adultos (Ensino Médio e CIEJAs). Os 15 primeiros colocados de cada categoria das fases regionais participam desta final.

O festival tem o objetivo de destacar a importância de se utilizar o jogo Mancala Awelé como recurso de ensino nas diversas áreas do conhecimento, por meio da interdisciplinaridade, dando enfoque aos aspectos culturais e filosóficos em sua origem africana e promover atividades de caráter educacional, cultural, social e esportivo com os estudantes, ampliando o tempo de permanência na escola.

A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 28 de agosto, terça-feira, às 10h. Na sequência, às 10h30, inicia a primeira rodada com estudantes dos Ciclos de Alfabetização e Autoral. Os estudantes do Ciclo Interdisciplinar e os Jovens e Adultos jogam no dia 29 de agosto, quarta-feira.

Serviço:

“III Festival Municipal de Mancala Awelé 2018”

Data: 28 e 29 de agosto.

Horário: das 10h às 18h.

Local: Clube Esperia – Salão Social (Av. Santos Dumont, 1313)

Sobre o Mancala Awelé

É um jogo de origem africana que surgiu há cerca de 7 mil anos. Mancala é um termo utilizado por antropólogos para designar uma família de jogos de semeadura cultivados na África. Foram descobertas mais de 200 variações. O Awelé é a variante desenvolvida nas escolas da Prefeitura de São Paulo por meio do Programa Jogos de Tabuleiro.

A prática desse jogo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e o aprimoramento de atitudes, habilidades e competências, além de promover a integração e o intercâmbio entre os participantes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
«1 2 3 1.642