Notícias
II Seminário EducaPenha no CEU Quinta do Sol
Matéria produzida por Julia Santos, da Imprensa Jovem Leonor em Ação (EMEF Leonor Mendes de Barros)
Publicado em: 20/09/2018 17h51 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida por Julia Santos, da Imprensa Jovem Leonor em Ação (EMEF Leonor Mendes de Barros).
No dia 4 de setembro, terça-feira, aconteceu no CEU Quinta do Sol, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, o II Seminário EducaPenha, com o tema “Currículo: ações que potencializam o processo de ensino e aprendizagem”. Para a abertura do evento, os alunos da EMEF Octávio Mangabeira fizeram uma linda apresentação cultural de Hip Hop. Na sequência, a Diretora Regional de Educação da DRE Penha, Professora Luci Batista Costa Soares de Miranda, fez a abertura com fala esclarecedora sobre o evento, que proporcionou conhecer práticas de trabalhos e aprendizagem de alunos em diferentes faixas etárias.
O objetivo do evento foi compartilhar relatos de práticas de todos os segmentos da educação. O evento prosseguiu com a sequência: Painel “Matriz de Saberes” – Professora Adriana de Oliveira Dias – EMEF José Bonifácio; Relato de Prática Docente “Festa Cultural – Humanos: Coração do Mundo” – Professora Lilian Castilho S de Oliveira – EMEI Quintino de Bocaiuva; Palestra “Currículo na Perspectiva da integralidade dos sujeitos e suas aprendizagens” – Natacha Costa, Diretora Geral da Associação Cidade Escola Aprendiz; Acolhimento Musical com a Coordenadora Pedagógica Cássia Passos – CEI Hadassa; Relato de Prática docente “Atividade Interdisciplinar – Corpos” – Professora Tatiana Lemes Flausino – EMEBS Prof.ª Neusa Bassetto; Relato de Prática docente “Projeto Bancada Literária” – Professores Tatiane Melro dos Santos e Vinícius Eduardo de Oliveira – CEI Indireto Jocelyne Louise Chamuzeau; Atividade Interativa – Coordenadora Pedagógica Ana Carolina Porto Lemes Lira – EMEF Luís Washington Vita; Relato de Prática do Quadro de Apoio – “Independência e Autonomia das Crianças: Uma Vivência a Muitas Mãos” – Auxiliares Técnicos de Educação – Cristiano Evangelista dos Santos, Andrea Amaral dos Santos, Tania da Silva Rossi – CEI Santa Barbara; Relato de Prática da Equipe Gestora – “Plano de Ação: Entendendo e Qualificando o Processo de Construção da Escrita nos ciclos Interdisciplinar e Autoral” – Coordenadores Pedagógicos Cledionice Felizardo Fonseca, Glauciane Maria de Almeida Catanho, Diretora de Escola Simone Albiero da Silva – EMEF Henrique Pegado.
Para finalizar, os convidados puderam fazer perguntas para os palestrantes e esclarecer as dúvidas.
A Equipe da Imprensa Jovem Leonor em Ação adorou a oportunidade de ter participado do II Seminário EducaPenha. Gostamos muito de ter visto as palestras, e percebemos a preocupação dos educadores com as aprendizagens dos alunos. Também aprendemos muito realizando a cobertura deste grande evento.
“… a gente tem que aprender a dividir e expandir o conhecimento, fazer com que todo mundo aprenda, participe e possa aproveitar as coisas boas que a escola faz e dividir mesmo esse conhecimento entre todo mundo.” – Luci Batista Costa Soares de Miranda.

Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura transforma em lei programa de bonificação para mais de 69 mil profissionais da rede conveniada de educação
Secretaria Municipal de Educação
Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão
Secretaria Municipal de Educação
Concorrendo com outras 47 cidades de 10 países, São Paulo ganha prêmio internacional com projeto que reduziu a evasão escolar
Secretaria Municipal de Educação
São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores
Secretaria Municipal de Educação
SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar
Secretaria Municipal de Educação
Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada
Relacionadas
Prefeitura transforma em lei programa de bonificação para mais de 69 mil profissionais da rede conveniada de educação
Publicado em: 29/05/2026 6h42 - em Secretaria Municipal de Educação
Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão
Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Concorrendo com outras 47 cidades de 10 países, São Paulo ganha prêmio internacional com projeto que reduziu a evasão escolar
Publicado em: 29/05/2026 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação
São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores
Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação
SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar
Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação