Notícias

II Seminário do NAAPA: Desafios do Processo de Escolarização

O evento teve como objetivo debater as questões relacionadas aos desafios enfrentados pelas unidades escolares

Publicado em: 20/05/2016 12h41 | Atualizado em: 30/11/2020

naapa_desafios_740_x_430.jpg

O Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou no dia 19 de abril, o “II Seminário do NAAPA: Desafios do Processo de Escolarização”.

A atividade foi conduzida pela psicóloga Maria Paula Américo, da Diretoria Regional de Educação DRE Guaianases e contou com a participação da Coordenadora do NAAPA da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Watanabe, do Diretor Regional de Educação, Edson Luis Amario, do Diretor da Divisão Pedagógica (DIPED), Ivan Santos e da Coordenadora do NAAPA Guaianases, Edina Ferreira de Oliveira.

O seminário teve início com a apresentação cultural do coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Barro Branco. Logo após os participantes foram encaminhados para as seis salas de debate sobre os temas: Produção do Fracasso Escolar; Violência Doméstica; Imigração no Território; Aprendizagem para Além das Dificuldades; Medicalização; Medida Socioeducativa.

O objetivo do seminário foi refletir sobre os processos de escolarização e a garantia de direitos na Rede Municipal de Ensino, além de promover um debate sobre o desafio de uma escola para todos e aprofundar as discussões iniciadas em 2015, a fim de consolidar as ações do NAAPA no território.

Após o término dos debates nas salas, os participantes assistiram a uma palestra da professora Adriana Marcondes Machado, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), sobre o tema “Uma situação do cotidiano dispara uma multiplicidade de ações”. O evento encerrou-se com uma roda de ciranda.

NAAPA DRE Guaianases: a equipe do NAAPA é composta por Edina Ferreira de Oliveira, Paloma Lima Oliveira, Elaine Saubo do Nascimento, Maria Paula Américo, Ticiane Silva Raymundo, Nádia Célia Fagundes Souza Rezende, Adriana Daleffi, Vera Lucia Dias e Luciana Aparecida Tresseno Resende.

Imprensa Jovem: a cobertura do Seminário foi realizada pela Imprensa Jovem da EMEF Caio Sérgio Pompeu de Toledo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Grupo de mulheres reunidas em um auditório para registro fotográfico. Elas estão posicionadas em duas fileiras e sorriem para a câmera. Ao fundo, há uma tela de projeção com informações sobre a missão técnica entre São Paulo e Braga, em Portugal.

SME promove Missão Técnica Internacional entre São Paulo e Braga 

Publicado em: 06/10/2026 6h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Auditório com diversas pessoas sentadas em cadeiras, acompanhando uma apresentação. Ao fundo, uma mulher fala ao microfone em frente a uma tela de projeção com informações sobre Ouvidoria. Ao lado da tela, há um computador e outros equipamentos utilizados durante a apresentação.

SME promove formação da Rede de Pontos Focais de Ouvidoria

Publicado em: 06/10/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (82)
Fotografia de um estudante fazendo sinal de joia com o polegar e segurando cadernos e livros. Ele usa uniforme da Prefeitura de São Paulo.

Rematrícula para 2027: processos iniciarão a partir de 26 de outubro 

Publicado em: 01/10/2026 8h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de pessoas sentadas em um auditório, voltadas para uma mulher que está à frente do grupo e fala ao microfone.
«1 2 3 … 1.704