Notícias

II Seminário de Educação Infantil

Encontro propôs discussões sobre o Currículo da Infância Paulistana e a Base Nacional Curricular Comum

Publicado em: 13/04/2018 18h32 | Atualizado em: 04/05/2021

II_Seminario_Ed_Infantil_740_x_430.jpg

Na terça, 10 de abril, aconteceu no auditório da Uninove, Campus Memorial, o II Seminário de Educação Infantil “Percursos do Currículo e da Avaliação na/da Educação na Cidade de São Paulo”.

A partir das ações realizadas em 2017, os participantes puderam resgatar o processo histórico do percurso vivenciado nos Grupos de Trabalho e Grupos de Estudo. Foram debatidas as temáticas destes, a partir das discussões e reflexões do Currículo da Infância Paulistana, sendo apresentada também a organização dos Grupos de Estudos e Práticas Pedagógicas (GEPPs) para 2018.

O Diretor da Divisão de Educação Infantil (DIEI), Cristiano Rogério Alcântara, realizou a abertura do evento agradecendo ao público presente e à equipe de Educação Infantil responsável pela organização do Seminário. Em seguida, convidou a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Leila Barbosa Oliva.

Leila comentou sobre o processo de construção histórica da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino. “A Educação Infantil na cidade de São Paulo tem uma consistência, uma constância histórica. É uma modalidade muito querida, pois foi construída desde o início de maneira bastante poética. Alguns princípios norteiam o trabalho de construção curricular da Educação Infantil, como a escuta e o respeito a todos os que fizeram e fazem da educação uma construção histórica, sempre apontando para uma construção contínua. O processo é participativo, colaborativo e as decisões são tomadas pelos grupos de estudo, constituídos por todos os setores que fazem a educação da cidade de São Paulo”, revelou Leila.

O Diretor do Núcleo Técnico de Currículo (NTC), Wagner Barbosa de Lima Palanch, falou sobre a proposta de atualização do Currículo da Educação Infantil no munícipio de São Paulo. “Significar o currículo da Educação Infantil na cidade de São Paulo não é jogar toda a nossa história fora, mas sim pensar no que pode melhorar daqui pra frente, ou seja, olhar e significar o currículo respeitando a história e as construções da rede municipal de ensino (RME)”, esclareceu Wagner.

Dando continuidade à apresentação do tema, o Diretor do DIEI abordou a composição e o funcionamento dos grupos de trabalho e estudo no ano de 2017, comentou sobre o processo de participação da RME na atualização do Currículo de Educação Infantil na cidade de São Paulo e apresentou o cronograma com as ações e discussões da Educação Infantil no ano de 2018. “Além dos próprios formadores das Divisões Pedagógicas (DIPEDs), os grupos têm em média de 12 a 15 pessoas por territórios que foram escolhidas para participar das discussões e serem representantes da sua região”, observou Cristiano.

Para falar sobre o papel do formador na formação das DIPEDs na implementação do currículo da Educação Infantil, foi convidada a Professora Mestre em Artes pela UNESP e servidora aposentada da Rede Municipal de Ensino, Silvana Laprietra. Segundo ela, “o papel do formador é fazer intervenção a partir da narrativa das histórias e das experiências. E é isso que estamos trabalhando com as DIPEDs”.

Em seguida, a Professora Doutora em Educação pela USP, Mônica Pinazza, trouxe ao público o tema “Formação da Supervisão Escolar e as Questões Curriculares”. “Nosso esforço foi para envolver a totalidade do segmento da supervisão escolar. No ano de 2017, foram levantadas temáticas pela própria equipe de supervisores escolares. Uma das ações era garantir a aproximação desejada com o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo o foco das temáticas não restritas a Educação Infantil, porém considerando-a como a primeira etapa da educação básica, com suas especificidades”, explicou Mônica.

A Mestre em Educação pela PUC-SP, Bruna Ribeiro, apresentou os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana e as Questões Curriculares. Bruna dividiu sua apresentação em dois momentos. No primeiro, optou por resgatar os históricos que vêm sendo desenvolvidos na avaliação no município de São Paulo. Em seguida, expôs a proposta para este ano na Educação Infantil. “Discutir avaliação significa se posicionar sobre qual é a qualidade que está sendo tomada como referência. Esse é o primeiro princípio. O foco para o ano de 2018 será explicitar esta articulação do currículo e avaliação e aprofundar-se nas dimensões dos indicadores procurando articular a proposta curricular nesta dimensão”, esclareceu Bruna.

A atualização do Currículo na cidade de São Paulo foi abordada pela Professora Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maria Carmen Barbosa e pela Mestre em Educação pela UNICAMP, a Professora Maria Cristina Pires.

A Professora Maria Carmen ressaltou a importância da Rede Municipal de Ensino de São Paulo para o país. “Esta rede é uma grande referência para o Brasil. Nos últimos vinte anos, acompanho o movimento da rede como leitora e eventualmente colaboradora. Isso me fez aceitar o convite para participar do período de discussão e elaboração do currículo”, comentou Maria Carmen. A apresentação teve como tema a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e trouxe ao público possibilidades para se pensar em como pode acontecer a relação entre o BNNC e o Currículo integrador da Infância Paulistana.

Para encerrar os trabalhos no período da manhã, a Professora Maria Cristina Pires trouxe um relato de prática sobre o trabalho com parques sonoros realizado desde 2014 em unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. “O projeto Parque Sonoro promove a educação musical e é uma forma de pesquisa sonora nas unidades de educação infantil”, explicou Maria Cristina.

Na parte da tarde, os grupos de trabalho se reuniram para discutir e refletir sobre o Currículo Integrador da Infância Paulistana. Posteriormente, foram realizadas as sínteses dos cinco grupos de trabalho na Plenária e finalizada com as contribuições dos presentes.

Algumas ações da Educação Infantil programadas para o ano de 2018:

  • 06 de abril a 10 de maio – Seminários Regionais nas 13 DREs – apresentação da proposta de elaboração e Consulta aos supervisores, diretores e coordenadores pedagógicos. (1ª pesquisa)
  • 18 de junho a 17 de julho – Consulta à Rede Municipal de Ensino sobre o Currículo Integrador da Infância Paulistana no 1º semestre: (2ª pesquisa).
  • 07 de agosto – III Seminário de Educação Infantil – apresentação da 1ª parte do material produzido pelos grupos.
  • Agosto a setembro – Seminários Regionais nas 13 DREs – apresentação da 1ª parte do material produzido pelos grupos.
  • 22 de outubro a 20 de novembro – Consulta à Rede Municipal de Ensino sobre o Currículo Integrador da Infância Paulistana no 2º semestre: (3ª pesquisa).
  • 04 de dezembro – IV Seminário de Educação Infantil – apresentação da 2ª parte do material produzido pelos grupos.
  • Dezembro – Seminários Regionais nas 13 DREs – apresentação da 2ª parte do material produzido pelos grupos.

Veja o álbum de fotos


Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Três crianças estão pintando uma faixa. Atrás dela há uma mulher orientando elas.
Fotografia mostra parte do rosto de duas pessoas que estão estudando atrás de uma mesa com livros e cadernos.
Montagem com três fotos. A da esquerda mostra uma mulher negra com a mãe no cabelo, que está preso. No meio vemos um homem negro com braços cruzados. Na esquerda há uma mulher negra de cabelo solto e mão no queixo.

Projeto Pérola Negra leva maquiagem, produção e fotos profissionais à comunidade escolar negra

Publicado em: 22/09/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultados definitivos de provas práticas e avaliação de títulos para concurso público

Publicado em: 21/09/2023 3h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com cartaz de divulgação da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP 2023 - Combatendo Preconceito para Transformação Social

SME realiza a 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP

Publicado em: 21/09/2023 12h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.383