Notícias

II Dezembro Imigrante na EMEF João Domingues Sampaio

Evento ressaltou a importância da diversidade cultural e da inclusão social

Publicado em: 28/12/2017 14h20 | Atualizado em: 30/11/2020

dez_imigrante_jdomingues_740x430.jpg

Encerrando o II Dezembro Imigrante, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Domingues Sampaio, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé realizou na manhã do dia 15 de dezembro uma formação para a comunidade escolar sobre a diversidade cultural e inclusão social. O evento contou com a presença dos professores da unidade e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré.

Com o intuito de misturar os dois tipos de musicalidade, a dupla Jica e Turcão, integrantes da banda Tarancón, iniciaram as apresentações com músicas de influência latina e brasileira. “Colocamos as influências de países que gostamos no trabalho, isso faz com que a gente caminhe juntos.” relata integrante da dupla, Jica.

joao_domingues_1.jpg

O artista De Villa foi convidado para desenhar um painel que representasse e homenageasse os alunos bolivianos da unidade. “A escola EMEF João Domingues faz com que olhemos para a cultura das diversas etnias. E isso que é legal, o contato que os alunos têm com essas culturas”, diz o artista, imigrante e ex-aluno de escola pública brasileira.

Por fim, o professor Valter Gomes realizou uma palestra com a temática “refúgio, refugiado, a epistemologia da existência humana em um mundo em conflito”, que consistia em ressaltar a importância da inclusão social no meio acadêmico, principalmente para a formação de jovens e adolescentes.

joao_domingues_2.jpg

Sobre a escola:

A EMEF João Domingues Sampaio realiza atividades de inclusão há quase 10 anos. Propostas como o curso de língua portuguesa do programa portas abertas para imigrantes e mediações de leitura para alunos do ciclo de alfabetização estão entre os projetos que conscientizam e ajudam na criação de um ambiente de respeito à diversidade cultural.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427