Notícias

II Dezembro Imigrante na EMEF João Domingues Sampaio

Evento ressaltou a importância da diversidade cultural e da inclusão social

Publicado em: 28/12/2017 14h20 | Atualizado em: 30/11/2020

dez_imigrante_jdomingues_740x430.jpg

Encerrando o II Dezembro Imigrante, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Domingues Sampaio, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé realizou na manhã do dia 15 de dezembro uma formação para a comunidade escolar sobre a diversidade cultural e inclusão social. O evento contou com a presença dos professores da unidade e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré.

Com o intuito de misturar os dois tipos de musicalidade, a dupla Jica e Turcão, integrantes da banda Tarancón, iniciaram as apresentações com músicas de influência latina e brasileira. “Colocamos as influências de países que gostamos no trabalho, isso faz com que a gente caminhe juntos.” relata integrante da dupla, Jica.

joao_domingues_1.jpg

O artista De Villa foi convidado para desenhar um painel que representasse e homenageasse os alunos bolivianos da unidade. “A escola EMEF João Domingues faz com que olhemos para a cultura das diversas etnias. E isso que é legal, o contato que os alunos têm com essas culturas”, diz o artista, imigrante e ex-aluno de escola pública brasileira.

Por fim, o professor Valter Gomes realizou uma palestra com a temática “refúgio, refugiado, a epistemologia da existência humana em um mundo em conflito”, que consistia em ressaltar a importância da inclusão social no meio acadêmico, principalmente para a formação de jovens e adolescentes.

joao_domingues_2.jpg

Sobre a escola:

A EMEF João Domingues Sampaio realiza atividades de inclusão há quase 10 anos. Propostas como o curso de língua portuguesa do programa portas abertas para imigrantes e mediações de leitura para alunos do ciclo de alfabetização estão entre os projetos que conscientizam e ajudam na criação de um ambiente de respeito à diversidade cultural.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211