Notícias

I Foro de Debate da Supervisão Escolar Paulistana

Ação promoveu reflexão sobre os fazeres e responsabilidades da Supervisão Escolar na cidade de São Paulo.

Publicado em: 25/03/2019 13h25 | Atualizado em: 04/05/2021

foro_supervisao_740x430.jpg

Na terça, 19 de março, cerca de 450 Supervisores Escolares participaram do “I Foro de Debate da Supervisão Escolar Paulistana”, evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (SME) com o objetivo de qualificar as rotinas e práticas educativas na perspectiva de uma Educação para a Equidade, Inclusão e Integralidade e colaborar com a efetivação do Currículo da Cidade.

O Secretário Municipal de Educação, João Cury, destacou a importância dos Supervisores para a contínua melhoria da formulação e elaboração de políticas públicas. “São vocês, Supervisores, que acabam entendendo as dificuldades que temos lá na ponta, nas escolas, e que dialogam com a equipe gestora e com os professores”, ressaltou.

No período da manhã, os Supervisores participaram de conferência com a Profa. Dra. Flávia Schilling (FEUSP) e de um simpósio com a Profa. Dra. Márcia Aparecida Jacomini (UNIFESP) com o tema “O olhar crítico do(a) Educador(a) em face às questões histórico-políticas contemporâneas”.

Na parte da tarde, os participantes puderam acompanhar quatro mesas redondas, nas quais foram abordadas as temáticas: “A política de conveniamento, as unidades parceiras e os compromissos da supervisão escolar”, por Dalva de Souza Franco (Universidade São Camilo) e pelo Supervisor da DRE Guaianases, Cristovam da Silva, sob a mediação do Supervisor da DRE Jaçanã/Tremembé, Tássio da Silva, “A supervisão escolar com a escola: o suporte às unidades educacionais no fortalecimento do projeto político pedagógico”, por Angeli Teixeira, Supervisora aposentada da Rede Municipal de Ensino, e Alexandro Santos (Faculdade do Educador – FEDUC), mediados pela Supervisora da DRE Santo Amaro, Cyntia Rodrigues, “Relações de poder e humanização da rede: o profissionalismo, os conflitos e as mediações nos contextos de trabalho”, por Daniele Kowalewski, pós-doutoranda pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP) e Crislei Custódio (FEUSP), com mediação da Supervisora da DRE Freguesia do Ó/ Brasilândia, Adriana Corinaldesi, e “As questões identitárias da supervisão escolar: o que representa ser supervisor/a escolar na Rede Municipal de São Paulo?”, por Lourdes Possani, Supervisora aposentada da Rede Municipal e José Luís Salmaso, do Instituto Federal de São Paulo, mediados pelo Supervisor da DRE Itaquera, Pedro Júnior Freire.

Confira as fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299