Notícias

I Assembleia Infantojuvenil do CEU Meninos

Assembleias acontecerão para garantir o direito de participação das crianças e jovens que integram as escolas do CEU

Publicado em: 22/05/2018 16h23 | Atualizado em: 30/11/2020

assembleia_infantojuvenil_740_x_430.jpg

No próximo dia 23 de maio, às 10h30, será realizada a I Assembleia Infantojuvenil do Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos. O evento terá como tema o “Perfil Cultural da Comunidade do CEU Meninos”. As assembleias infantojuvenis têm por objetivo garantir o direito de participação das crianças e jovens que integram a comunidade escolar considerando seus encaminhamentos e proposições na condução do Projeto Politico Educacional.

Na organização do evento, foram previstas quatro etapas para a sua realização. A primeira etapa consistiu em fazer um tour com os educandos por todos os espaços do CEU, explicando os seus usos e a sua administração como um todo. Em um segundo momento, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) responderam a um questionário durante as aulas de Informática e os pequenos do Centro de Educação Infantil (CEI) e da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) participaram de rodas de conversa para dizer o que eles esperavam vivenciar nos espaços do da unidade.

A terceira etapa do projeto promoveu a eleição de dois representantes por classe para participarem da assembleia e discutirem sobre os seus interesses, levando propostas de ações, ficando para a última etapa a realização da Assembleia Infantojuvenil propriamente dita.

De acordo com a Coordenadora de Ação Educacional do CEU, Gilvanete Magali Ribeiro Oliveira Martins, “as Assembleias Juvenis Livres acontecerão, no mínimo, duas vezes ao ano e vão ser organizadas pelos coordenadores dos Núcleos de Ação e das Unidades Educacionais, com a ajuda dos analistas orientadores, professores e voluntários”.

A coordenadora explica que a realização das Assembleias tem a proposta de promover, através da participação ativa, construtiva e solidária, a possibilidade das crianças e jovens adquirirem e ampliarem seus repertórios interativos, além de aumentarem sua capacidade de interferir de forma ativa e construtiva em seu contexto escolar e sócio comunitário.
“Um dos caminhos para que isso ocorra é dando voz aos jovens e mudando a nossa forma de vê-los”, pontuou.

Para Gilvanete, o protagonismo juvenil ocorre quando a criança e o adolescente se envolvem na solução de problemas reais, atuando com iniciativa, liberdade e compromisso, numa situação onde há participação genuína.

Programação

Evento: I Assembleia Infanto Juvenil do CEU Meninos
Data: 23 de maio – Quarta-feira
Horário: 10h30
Local: CEU Meninos
Endereço: Rua Barbinos, s/nº – São João Clímaco, São Paulo/SP
Tel: (11) 2945-2539 / 2945-2543

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470
1 2 3 1.189