Notícias

Hortas nas escolas municipais de SP contribuem com merenda e ‘alimentam’ atividades pedagógicas

Estudantes e professores mantêm cultivo de temperos, verduras e frutas na própria escola e depois consomem os alimentos

Publicado em: 20/06/2023 15h24 | Atualizado em: 20/06/2023

Crianças estão de pé em lugar onde o chão é de terra. No chão tem alfaces plantados e as crianças estão jogando um pozinho branco neles.
Das hortas cultivadas em 1.255 escolas da Rede Municipal de São Paulo podem ser colhidos temperos, verduras, legumes, frutas e muito aprendizado. Estes espaços cuidados por professores e estudantes são trabalhados sob diferentes abordagens contempladas pelo projeto pedagógico das escolas.

A maioria das hortas encontradas nas escolas municipais são cultivadas em canteiros no solo e produzem ervas aromáticas, temperos, verduras, legumes, frutas, flores e até PANCs (plantas alimentícias não convencionais). Para além dos canteiros, outras escolas inovam nos locais para implementar as hortas: há cultivo em jardineiras e vasos, garrafas pet, recipientes plásticos e de madeira e até em pneus.

Quando possível, os itens das hortas são consumidos na merenda da própria escola. O cultivo acompanhado pelas crianças também permite que elas descubram novos alimentos e adquiram o hábito de uma alimentação mais saudável.

Na Escola Municipal Professora Sylvia Martin Pires, na Zona Sul de SP, a horta integra as atividades curriculares. Depois de vivenciar a experiência de colocar as mãos na terra, plantar sementes e encontrar insetos no espaço da horta, as crianças vão para a sala de aula para reproduzir em textos e desenhos o que descobriram.

A vivência na horta é utilizada também nos projetos de alfabetização dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Na escola, os alunos, ainda, ajudam a manter a composteira que transforma folhas secas e cascas de frutas em fertilizante e adubo natural.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
«1 2 3 1.643