Notícias

Horta se torna sala de aula na EMEBS Helen Keller

Projeto Horta Orgânica auxilia crianças a aprender, na prática, o que conhecem nos livros

Publicado em: 21/12/2017 13h25 | Atualizado em: 30/11/2020

horta_helen_keller_740_x_430.jpg

Com orientação de um pai de ex-aluno, o senhor José, o Projeto Horta Orgânica existe há sete anos na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Helen Keller, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga. Composta por 12 canteiros, a horta possui compostagem – restos orgânicos de frutas e folhas – e um minhocário para a produção de adubo orgânico para o plantio.

Segundo a equipe docente, a finalidade da iniciativa é “abordar os conteúdos de Ciências de forma prática e despertar hábitos de alimentação saudável”. No final de todo o processo, os alimentos produzidos, que vão desde temperos até frutas, são utilizados durante o preparo das refeições.

Com a participação de toda a comunidade escolar, os professores revezam as turmas. Todos os alunos participam das diversas etapas desde a preparação para o plantio, cuidados para irrigar e colheita até a produção para as disciplinas da escola, fora da aula de Ciências. De acordo com os docentes da EMEBS, a colheita da escarola proporcionou uma aula sobre pesos e medidas e a elaboração de uma receita de esfiha de escarola, uma abordagem na aula de Português sobre gêneros literários.

Ainda segundo a equipe da EMEBS, a iniciativa, subsidiada com recursos próprios da APM, ou seja, com a contribuição voluntária das famílias, ensina o valor do trabalho comunitário, pois ensina o valor do trabalho comunitário, pois pais, alunos e funcionários da escola precisam se empenhar e dar sua cota de contribuição para colher os frutos.

Confira a galeria de fotos aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211