Notícias

Horta se torna sala de aula na EMEBS Helen Keller

Projeto Horta Orgânica auxilia crianças a aprender, na prática, o que conhecem nos livros

Publicado em: 21/12/2017 13h25 | Atualizado em: 30/11/2020

horta_helen_keller_740_x_430.jpg

Com orientação de um pai de ex-aluno, o senhor José, o Projeto Horta Orgânica existe há sete anos na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Helen Keller, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga. Composta por 12 canteiros, a horta possui compostagem – restos orgânicos de frutas e folhas – e um minhocário para a produção de adubo orgânico para o plantio.

Segundo a equipe docente, a finalidade da iniciativa é “abordar os conteúdos de Ciências de forma prática e despertar hábitos de alimentação saudável”. No final de todo o processo, os alimentos produzidos, que vão desde temperos até frutas, são utilizados durante o preparo das refeições.

Com a participação de toda a comunidade escolar, os professores revezam as turmas. Todos os alunos participam das diversas etapas desde a preparação para o plantio, cuidados para irrigar e colheita até a produção para as disciplinas da escola, fora da aula de Ciências. De acordo com os docentes da EMEBS, a colheita da escarola proporcionou uma aula sobre pesos e medidas e a elaboração de uma receita de esfiha de escarola, uma abordagem na aula de Português sobre gêneros literários.

Ainda segundo a equipe da EMEBS, a iniciativa, subsidiada com recursos próprios da APM, ou seja, com a contribuição voluntária das famílias, ensina o valor do trabalho comunitário, pois ensina o valor do trabalho comunitário, pois pais, alunos e funcionários da escola precisam se empenhar e dar sua cota de contribuição para colher os frutos.

Confira a galeria de fotos aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cei Amigo Do Peito (1)

SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno 

Publicado em: 18/08/2022 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula com mesas e cadeiras. Duas mulheres em pé, uma escreve no cartaz sobre a mesa e a outra lê um cartaz diferente que também está sobre a mesa. No quadrante inferior direito, um cartaz escrito 'Quais possíveis causas favorecem a ocorrência do caso?'.

SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases 

Publicado em: 18/08/2022 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Whatsapp Image 2022 08 17 At 10.08.12

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira

Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Reajuste (6)
Curso Língua portuguesa para migrantes 100% gratuito

Inscrições abertas para Curso de Língua Portuguesa para migrantes

Publicado em: 17/08/2022 2h40 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.263