Notícias

Horta Educativa no CEU CEI Alto Alegre

Iniciativa aborda a importância da alimentação saudável, a procedência dos alimentos e os cuidados necessários com o seu manuseio

Publicado em: 15/08/2018 13h20 | Atualizado em: 30/11/2020

horta_educativa_740_x_430.jpg

Desde o segundo semestre de 2017, o Centro de Educação Infantil (CEI) do Centro Educacional Unificado (CEU) Alto Alegre organiza, com suas turmas, a manutenção de uma horta educativa. A iniciativa tem o objetivo de abordar, com as crianças, a importância de uma alimentação saudável, a procedência do que comem e os cuidados necessários com o manuseio dos alimentos.

No início, garrafas pet eram utilizadas para plantar as hortaliças, legumes e frutas. Neste ano, porém, o espaço foi ampliado e foram adotadas caixas de madeira na realização da horta. Durante as atividades, são trabalhadas questões como o tempo de espera necessário para a colheita de cada alimento e como eles devem ser cultivados e higienizados. Todos os dias, uma turma vai até a horta para regá-la e observar o desenvolvimento do que foi plantado.

Entre as ações envolvendo a horta, a Coordenadora destaca a realização de uma dramatização adaptada de “Chapeuzinho Vermelho”, com alface como presente para a vovó, no lugar de doces. Ao final da encenação, folhas de alface foram distribuídas para que todas as crianças e bebês experimentassem e pudessem sentir o sabor e a textura do alimento.

horta_educativa_2_740_x_430.jpg

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
«1 2 3 1.642