Notícias

Heloisa Prieto visita a EMEF Dilermando Dias dos Santos

Autora participou de apresentação de trabalho de alunos baseado em seu livro “O Jogo da Parlenda”.

Publicado em: 15/06/2016 13h12 | Atualizado em: 30/11/2020
DRE_pirituba_heloisa_prieto_740_x_430.jpg

No dia 2 de junho, a escritora Heloisa Prieto visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dilermando Dias dos Santos, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba, para uma série de atividades com os alunos por conta do trabalho realizado no período integral dos primeiros anos com base no livro da autora “O Jogo da Parlenda”.

Durante o evento, Heloísa participou de uma roda de conversa sobre seus livros e a sua carreira da escritora, de uma tarde de autógrafos e de um bate-papo com os alunos, no qual respondeu a dúvidas dos estudantes sobre o trabalho de escritora. A autora também assistiu a uma peça de teatro, roteirizada com base em seu livro.

O projeto da EMEF Dilermando Dias dos Santos teve início no ano de 2015. Ele foi pensado pelas professoras dos primeiros anos do período integral (Marcia da Silva Castro, Geni Frida Nunes, Sheila Amaral Camargo Arato, Gisele Oliveira Xavier de Gusmão, Cristiane Bruschi Semidamori e Graziele Torres de Oliveira Sabino) no sentido de trabalhar com as parlendas do livro “O Jogo da Parlenda”, em seu formato tradicional de oralidade.

Depois de trabalharem as parlendas, os alunos apresentaram na reunião de pais realizada no fim do ano letivo uma peça de teatro elaborada em conjunto com os alunos do reforço escolar. Para o ano de 2016, o projeto tem o enfoque no trabalho de escrita e reescrita das histórias.

Parlenda – As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças de forma lúdica. São usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair as crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, de fácil aceitação e entendimento. A maioria das parlendas são antigas e não se sabe sua origem. Elas fazem parte do folclore brasileiro e representam uma importante tradição cultural da oralidade de nosso povo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299