Notícias

H1N1 é tema de atividades na EMEI Jaguaré

Alunos aprendem e ensinam os procedimentos para o combate desse vírus da gripe

Publicado em: 07/04/2016 17h27 | Atualizado em: 04/05/2021

h1n1_tema_atividades_740_x_430.jpg

Devido ao número crescente de pessoas infectadas pelo vírus da gripe A/H1N1 na cidade de São Paulo, unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) estão desenvolvendo ações de conscientização que ensinam os cuidados básicos e cotidianos para espantar a vírus de perto da molecada.

Um exemplo deste tipo de ação é o que está acontecendo na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jaguaré, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba. Alunos de 4 e 5 anos aprendem e ensinam para a comunidade escolar os procedimentos de higiene, convívio e alimentação que podem diminuir a incidência do vírus.

h1n1_tema_atividades_III_740_x_430.jpg

Mesmo com poucos dias de trabalho sobre o assunto, o professor que está desenvolvendo as atividades, André de Souza, declara que o trabalho já teve bons resultados. “Quando falei pela primeira vez sobre este vírus da gripe as crianças logo fizeram a relação com os problemas causados pelo mosquito Aedes aegypti. Expliquei que alguns sintomas são semelhantes, mas que a doença e a causa são totalmente diferentes”, relata o Professor de Educação Infantil.

A partir de rodas de conversa, vídeos educativos e atividades lúdicas, os alunos produziram cartazes informativos com fotografias, nas quais demonstram os principais procedimentos para minimizar o contato com o vírus H1N1. Um mural informativo foi construído com fotografias que ilustram os cuidados com a higiene, hábitos alimentares saudáveis e cuidados no contato com o próprio corpo e com as outras pessoas.

h1n1_tema_atividades_II_740_x_430.jpg

A criançada também usou a criatividade para confeccionar o monstrinho do vírus H1N1 com giz de cera e massinha de modelar. As produções ficaram expostas no mural da unidade.

Em seu primeiro ano como professor, André atua no módulo da unidade e desenvolve essas atividades quando substitui as professoras regentes das turmas. Outras atividades sobre questões de convívio, comportamento e combate ao mosquito da dengue também já foram feitas pelo professor.

Confira a galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

equipamentos de filmagem

Estão abertas as inscrições para cadastro reserva para trabalhar no Centro de Multimeios da SME

Publicado em: 13/02/2026 2h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Vestibular Univesp Notícia Ok

Polos da Rede UNICEU oferecem mais de 5 mil vagas para cursos de graduação gratuitos da UNIVESP

Publicado em: 13/02/2026 1h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com uma paisagem japonesa com o texto

Bolsas de estudos do Governo do Japão para professores da Rede Municipal

Publicado em: 12/02/2026 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Escolas da Rede Municipal iniciam processo eleitoral para os Grêmios Estudantis

Publicado em: 12/02/2026 10h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de 4 mulheres sentadas em cadeiras. Três delas são estudantes do Programa Imprensa Jovem que entrevistam a escritora Heloisa Schurmann.

CEU Vila Curuçá recebe escritora Heloisa Schurmann em bate-papo sobre preservação dos oceanos

Publicado em: 11/02/2026 5h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

«1 2 3 1.625