Notícias

Guia orienta equipes da Saúde e Educação para implementar ações do programa Saúde na Escola

O material Cuidando de Todos na Escola apoia a realização de ações relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)

Publicado em: 28/04/2022 15h39 | Atualizado em: 28/04/2022
Ilustração com imagens de pessoas se cumprimentando, jogando futebol, digitando em notebook. Com os dizeres: Cuidando de Todos na Escola, Guia de ações para o Programa Saúde na Escola (PS), relacionadas às Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Profissionais da Saúde e da Educação da capital contam agora com um guia de apoio para fortalecer a organização, o planejamento e o engajamento de ações do Programa Saúde na Escola (PSE) relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

O material Cuidando de Todos na Escola foi lançado na terça-feira (26) durante um evento online que reuniu representantes das secretarias municipais da Saúde e da Educação, interlocutores das Diretorias Regionais de Educação (DREs), das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e Supervisões Técnicas de Saúde (STSs).

São orientações e recomendações sobre boas práticas para o trabalho intersetorial entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as escolas. Elas têm o objetivo de apontar políticas públicas e documentos oficiais que norteiam a conduta na aplicação das diretrizes do PSE. Além disso, o documento incorpora as diretrizes oficiais utilizadas pela rede municipal de saúde.

“As diretrizes do município para as doenças crônicas não transmissíveis têm como objetivo tornar São Paulo uma cidade com mais qualidade de vida. Isso se conecta com os impactos que podem ser gerados nas comunidades escolares. Portanto, a escola é uma importante aliada na construção de uma cidade saudável”, afirma Karina Mauro Dib, responsável técnica da Área de DCNT da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Athene Maria Marco França Mauro, responsável pela área técnica da Criança e do Adolescente da SMS, explica que as DCNTs podem ser prevenidas e tratadas com a adoção de hábitos saudáveis. “É importante que crianças e adolescentes sejam incentivados desde já a adotarem essas práticas, pois isso aumenta as chances de elas perdurarem no futuro. Por isso, este tipo de iniciativa pode impactar a população de forma muito positiva.”

Entre as abordagens sugeridas no enfrentamento às DCNTs estão a promoção de práticas corporais, atividade física e de lazer, da cultura de paz, cidadania, direitos humanos, além da alimentação saudável e prevenção à obesidade infantil. Clique aqui para consultar o material. A proposta das pastas envolvidas para que as ações norteadas pelo guia sejam executadas de forma gradual durante todo o ano letivo, respeitando a agenda e as necessidades de cada território.

Para isso, devem ser seguidas as seguintes etapas: articulação entre a Secretaria Municipaal da Educação (SME) e a SMS; avaliação clínica realizada pela SMS (pesquisa inicial com a comunidade escolar); reunião de trabalho com os resultados dos testes levantados pela SMS e definição de calendário; lançamento das atividades e dos desafios de prevenção e promoção à saúde; avaliação final (pesquisa final com a comunidade escolar); reunião de trabalho final e geração de relatórios; celebração de resultados e projeções futuras.

A construção desse recurso didático se deu entre os anos de 2019 e 2020 a partir de experiências bem-sucedidas do programa CEU Amigo do Coração, uma parceria entre a Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados da SME e o Programa Cuidando de Todos/Cuidando do Seu Coração – iniciativa compartilhada entre a SMS, a Fundação Novartis e o Instituto Tellus.

“Esperamos que esta ferramenta seja capaz de incentivar as equipes a colocar em prática ações previstas, integrando saúde e educação e, dessa forma, contribuir com os objetivos do PSE”, diz a assistente técnico educacional da SME, Márcia Matsushita.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Duas pessoas com curativo no braço após doação de sangue

TCM realiza Campanha de Doação de Sangue 2026 em parceria com a Fundação Pró-Sangue 

Publicado em: 12/03/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem de imagens mostra mudas de plantas em recipientes para cultivo, um espaço educativo com colmeias e placas informativas sobre abelhas e painel expositivo com materiais e garrafas reutilizadas, relacionados a práticas de sustentabilidade e educação ambiental em ambiente escolar.

Tecnologias Sustentáveis transforma escola da zona sul em referência de educação ambiental  

Publicado em: 12/03/2026 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Silhuetas de mulheres nos tons de roxo e rosa com a logo do Março Mulher

Março Mulher do CEU São Rafael reúne programação especial para mulheres da comunidade

Publicado em: 12/03/2026 11h47 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de duas senhoras idosas segurando livros e uma mulher entre eles olhando o livro.

Histórias de vida viram livro produzido por estudantes do CIEJA Rolando Boldrin 

Publicado em: 12/03/2026 11h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Estudantes com uniforme da prefeitura praticam basquete em uma quadra

Treinadores da NBA realizam oficina de basquete nas escolas

Publicado em: 11/03/2026 6h36 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.633