Notícias

Grupo de Trabalho Intersecretarial

Ações conjuntas da SME com outras Secretarias da Prefeitura da cidade de São Paulo

Publicado em: 08/12/2015 15h18 | Atualizado em: 04/05/2021
grupo_de_trabalho_intersecretarial_programa_inovacoes_740_X_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação participa e promove uma série de ações intersecretariais nesta administração da Prefeitura da cidade de São Paulo.

• Secretarias de Cultura e Esporte: ações nos CEUs;

• Secretaria dos Direitos Humanos: ações de mobilização e formação de professores da Rede Municipal;
• Secretaria da Saúde: Programas de Saúde do Trabalhador e Alunos;
• GT Intersecretarial para Planos de Obras da Educação.

Programa de Proteção Escolar
As Secretarias Municipais de Educação e Segurança Urbana firmaram um acordo de cooperação com vistas ao Programa de Proteção Escolar. Desde outubro de 2014, 104 escolas municipais já passaram a contar com Guardas Civis Municipais fixos em suas unidades. As unidades escolares foram priorizadas de acordo com as regiões da cidade de maior vulnerabilidade social. Outras 542 unidades escolares já contam com vigilância patrimonial privada. A Secretaria Municipal de Educação ainda investirá R$ 6,7 milhões para que 150 viaturas sejam utilizadas em rondas nos arredores das escolas, a partir do início deste ano letivo. A ronda escolar já é feita nas unidades da Rede Municipal de Ensino.

Programa Transcidadania

A Secretaria Municipal de Educação está inserida no Programa Transcidadania, ação Intersecretarial da Prefeitura de São Paulo que tem como objetivo elevar a escolaridade, fortalecer as atividades de colocação profissional, promover a reintegração social e resgatar a cidadania para a população LGBTT em situação de vulnerabilidade.

Prêmio de Educação em Direitos Humanos
A iniciativa, que em 2014 chegou à sua 2ª edição, é promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e tem como objetivo reconhecer, valorizar e estimular experiências educacionais que promovam a cultura dos direitos humanos na Rede Municipal de Ensino (RME).

Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH)
Fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDHC) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, os CEDHs estão instalados em quatro Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade (Casa Blanca (zona sul), São Rafael (zona leste), Pêra Marmelo (zona oeste) e Jardim Paulistano (zona norte) de São Paulo para promover uma cultura de cidadania e valorização da diversidade, reduzindo as manifestações de discriminação de todas as naturezas.

Aperfeiçoamentos em Educação em Direitos Humanos
A Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME), ofereceu aos educadores da rede municipal de ensino mil vagas nos cursos Gênero e Diversidade na Escola (GDE) e Educação em Direitos Humanos (EDH). Os cursos, em nível de Aperfeiçoamento, têm carga horária de 180 horas e são oferecidos na modalidade semi-presencial. As atividades presenciais serão realizadas em 10 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em CEUs Vila do Sol, São Rafael, Paraisópolis, Três Lagos, Parelheiros, Navegantes, São Mateus, Azul da Cor do Mar, Perus e Butantã.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259