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Grupo de pesquisa da EMEF Marina Melander visita ateliê do artista Eduardo Srur
Estudantes estão produzindo um documentário sobre a entrevista que realizaram com artista
Publicado em: 20/08/2018 16h42 | Atualizado em: 30/11/2020
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Marina Melander Coutinho, da Diretoria Regional da Educação (DRE) Capela do Socorro, realizaram no último dia 10 de agosto uma visita ao ateliê do artista plástico e pintor Eduardo Srur. O trabalho colaborativo autoral (TCA) dos alunos tem como tema central a “Arte Pública e seus Desdobramentos”.
A orientadora da pesquisa e professora de artes, Camila Nunes, acredita na importância da visita. ”Buscamos sempre oportunizar momentos de pesquisa, criação e protagonismo dos estudantes do ciclo autoral”, observa. Durante a atividade, os estudantes realizaram uma entrevista gravada com o artista e quiseram saber sobre o seu processo criativo, motivações e o papel da arte na sociedade.
Eduardo Srur narrou as dificuldades no apoio à arte e cultura no país e disse que vê seu trabalho como forma de preparar o terreno para as futuras gerações, uma vez que apresenta problemáticas pertinentes ao cotidiano da população. Ele ainda afirmou que “o artista definitivamente tem que fazer um trabalho para a sociedade”.
A gravação vai virar um documentário de curta-metragem para mostrar a pesquisa aos demais estudantes da EMEF. A experiência foi bastante significativa, conforme define o estudante Lucas Eugênio. “Me senti honrado em conhecer um artista renomado, que com a sua arte expressa liberdade e afronta assuntos do cotidiano”, disse Lucas. A estudante Evellyn Santos considera o artista “muito educado e criativo, que tem na cidade uma tela em branco”.
Sobre Eduardo Srur
A carreira de Srur tem início na pintura, mas o artista ganha notoriedade mundial com suas intervenções urbanas. Nascido em São Paulo, ele retrata com olhar crítico e conceitual as questões cotidianas e ambientais da metrópole, buscando aproximar a arte das pessoas e fazê-las pensar.
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