Notícias

Grupo de Conselhos de Educação dos Municípios da Região Metropolitana se reúne para discutir violência nas escolas

Encontro contou com exposição de seminário e debate sobre os tipos de violências nas unidades escolares.

Publicado em: 17/12/2018 11h44 | Atualizado em: 30/11/2020

grupo_CME_740X330.jpg

Na sessão do Conselho Municipal de Educação do dia 8 de novembro foi realizado mais um encontro com o Grupo de Conselhos de Educação dos Municípios da Região Metropolitana. Constituído em 2017, o grupo tem o intuito de consolidar o regime de trabalho colaborativo entre os sistemas e a troca de experiências para o enriquecimento da atuação de seus Conselheiros.

O encontro teve como pauta a apresentação do seminário “Violência nos contextos escolares: desafios e possibilidades”, produzido pelo corpo de conselheiras do CME-SP. O mesmo perpassou por marcos legais de direitos humanos e caracterização de conceitos dos tipos de violência. Além disso, houve exposição dos dados estatísticos do “Atlas da violência 2018″ e um debate sobre as situações violentas, incluindo as produzidas pelas próprias instituições de ensino.

O encontro contou com representantes dos Conselhos Municipais de Educação de Diadema, Embu das Artes, Franco da Rocha, Guarulhos, Osasco, Santa de Parnaíba e Santo André.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um menino com um celular gravando os colegas na escola e o texto

São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas

Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.656