Notícias

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Encontro on-line promove diálogo sobre respeito às diferenças, cultura democrática e protagonismo estudantil na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 11/06/2026 9h00 | Atualizado em: 16/06/2026
Gremios Estudantis

Os Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de participar, no próximo dia 17 de junho, de uma formação on-line voltada à reflexão sobre gênero, diversidade e convivência escolar. A ideia é promover um espaço de diálogo sobre como as questões de gênero impactam o cotidiano escolar e social, incentivando reflexões sobre estereótipos, pressões sociais e formas mais saudáveis de convivência. A proposta busca contribuir para o fortalecimento de relações pautadas no respeito, na empatia e na valorização das diferenças. 

Durante o encontro, serão discutidos temas relacionados à convivência escolar e à promoção dos direitos humanos, estimulando a escuta, o diálogo e a participação estudantil como ferramentas fundamentais para a prevenção de conflitos e para a construção de uma cultura de paz nas unidades educacionais. 

A formação também busca ampliar o repertório dos estudantes gremistas para que possam atuar como agentes mobilizadores em suas escolas, fortalecendo o protagonismo juvenil e incentivando a participação dos colegas em ações voltadas à convivência democrática. Dessa forma, os Grêmios Estudantis seguem desempenhando um papel importante na promoção do diálogo e no fortalecimento da comunidade escolar. 

Grêmios Estudantis 

Os Grêmios Estudantis são entidades representativas dos estudantes que atuam na promoção da participação democrática, do protagonismo juvenil e do diálogo entre estudantes, educadores e comunidade escolar. Atualmente, a Rede Municipal conta com 628 grêmios instituídos, presentes em 100% das unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo EMEFs, EMEFMs, CIEJAs e EMEBSs. Os grêmios desenvolvem ações nas áreas cultural, esportiva, social, ambiental e educacional, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e para a construção de escolas cada vez mais participativas e inclusivas 

Formação on-line para Grêmios Estudantis 

Tema: Gênero, Diversidade e Convivência Escolar: Reflexões para o Presente 

Data: 17 de junho de 2026 

Horário: das 14h30 às 16h 

Transmissão aqui. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem composta por duas fotografias. No quadrante à direita, um menino se expressa em Libras em um palco com telão ao fundo; no quadrante à direita, uma menina se expressa em Libras, ao fundo prateleiras de livros.

Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda 

Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

1 29 30 31 32 33 1.674