Notícias

Grêmio Estudantil da EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos se aprofunda na história de São Paulo

Projeto “São Paulo: fotografia da metrópole” leva estudantes a pontos históricos e marcantes da capital paulista

Publicado em: 29/06/2018 14h44 | Atualizado em: 30/11/2020

gremio_EMEF_habib_740_x_430.jpg

Os integrantes do Grêmio Estudantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Habib Carlos Kyrillos, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Santo Amaro, participam do projeto “São Paulo: fotografia da metrópole”. Na terça-feira, 24 de abril, os alunos visitaram a Avenida Paulista e na terça-feira, 22 de maio, os estudantes visitaram o Centro de São Paulo.

O projeto elaborado pela professora de História, Fernanda Tabuso, promove diferentes atividades práticas e intelectuais entre os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II. Ao longo do projeto, são trabalhados momentos de reflexões a respeito das relações sociais, o acesso ao conhecimento, a inserção cultural e o desenvolvimento do senso crítico por meio do contato com a história e a diversidade econômica, cultural e étnica da cidade de São Paulo.

“Mais fundamental que uma intensa pesquisa sobre a cidade é a oferta de conhecer São Paulo de perto, com uma lente atenta e viva, tendo a oportunidade de percorrer os locais que ilustram livros, jornais ou sites da internet”, afirma a professora Fernanda.

A parte teórica da atividade é realizada por meio de pesquisas na sala de informática. Nas visitas ao universo metropolitano, serão contemplados os aspectos geográficos, históricos e culturais da formação e do desenvolvimento da cidade, ainda desconhecido por muitos dos estudantes.

Os alunos são acompanhados pela professora e por um Assistente Técnico Escolar (ATE) e são utilizados como meios de transporte: metrô, ônibus de linha regular e ônibus particular, disponibilizado pela DRE Santo Amaro, conforme a necessidade de locomoção e disponibilidade.

Durante os passeios será abordada a linguagem artística da fotografia. Para finalizar cada estudo, será realizada na Unidade Escolar exposição fotográfica dos locais visitados, com o objetivo de compartilhar as experiências.

Estão previstas o total de nove saídas, as datas são agendadas de acordo com a disponibilidade dos locais e o calendário escolar. A próxima visita será a Universidade de São Paulo (USP) e está agendada para acontecer em agosto

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de crianças observando insetos

Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta

Publicado em: 16/04/2025 1h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Um grupo de pessoas com aventais na frente de uma mesa com pães

Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas

Publicado em: 14/04/2025 5h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Concurso Rainha Da Melhor Idade

CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade

Publicado em: 14/04/2025 5h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Prêmio Paulo Freire

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Paulo Freire 2025

Publicado em: 14/04/2025 10h57 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem mostra crianças sentadas em sala de aula

Professores podem se inscrever para processo seletivo de ensino línguas nos CELPs localizados nos CEUs

Publicado em: 11/04/2025 5h02 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.508