Notícias

“Gincana nas Escolas” promove sustentabilidade em unidades da Rede Municipal de Ensino

Ao todo, mais de 1.153 contêineres de resíduos recicláveis foram coletados.

Publicado em: 16/11/2017 14h03 | Atualizado em: 30/11/2020

gincana_escolas_740_x_430.jpg

Entre os meses de agosto e outubro, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância do descarte correto de resíduos e diminuir o volume de materiais destinados aos aterros sanitários, doze Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) participaram da Gincana nas Escolas, iniciativa promovida pela Loga (Logística Ambiental de São Paulo), com subsídios da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) e Inova (Gestão de Serviços Urbanos).

As escolas tiveram a meta de arrecadar o maior número de recicláveis, mantendo a preservação dos contêineres disponibilizados e apresentando boa qualidade do material coletado.

A escola com melhor resultado apresentado na gincana foi a EMEF João Domingues Sampaio, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé (DRE JT), situada na zona norte de São Paulo. A unidade receberá uma premiação em dinheiro que poderá ser revertido para a instituição no eixo educacional, cultural, esportivo ou artístico. Ao todo, foram coletados mais de 1.153 contêineres de resíduos recicláveis.

Escolas participantes: 

  • EMEF João Domingues (DRE Jaçanã / Tremembé) – vencedora
  • EMEF Desembargador Amorim Lima (DRE Butantã)
  • EMEF Professora Maria Antonieta D’alkimin Basto (DRE Butantã)
  • EMEF Marechal Deodoro da Fonseca (DRE Butantã)
  • EMEF Professora Shirley Guio (DRE Jaçanã /Tremembé)
  • EMEF Coronel Ary Gomes (DRE Jaçanã / Tremembé)
  • EMEF Doutor José Dias da Silveira (DRE Butantã)
  • EMEF Comandante Gastão Moutinho (DRE Jaçanã / Tremembé)
  • EMEF General Júlio Marcondes Salgado (DRE Jaçanã / Tremembé)
  • EMEF Estação Jaraguá (DRE Pirituba / Jaraguá)
  • EMEF Professor Ernesto de Moraes Leme (DRE Pirituba / Jaraguá)
  • EMEF Érico Veríssimo (DRE Freguesia / Brasilândia)


Para a professora de ciências Thioni Carretti, da EMEF João Domingues Sampaio, o resultado foi fruto do trabalho em equipe com toda comunidade escolar e do entorno. “Durante toda a campanha deixei sempre claro, para os alunos, a importância do movimento que estavam participando. A maior vitória é ver que agora eles reparam no lixo nas ruas. Param para pensar na questão do lixo, no desperdício, na reciclagem. A partir deste trabalho pudemos ver uma mudança de atitude e conscientização, gerando uma transformação no sujeito e no meio onde vive”, revela Thioni.

De acordo com Francisco de Andrea Vianna, coordenador de Planejamento e Controle Operacional da Loga, o principal objetivo da gincana foi fomentar a coleta seletiva nas escolas. “Nosso grande propósito é que os colégios possam disponibilizar todo o material reciclável diretamente para nós, se tornando pontos de recebimento. Assim, é possível melhorar cada vez mais o desempenho do nosso trabalho em São Paulo. Ao receberem o material, as instituições se tornam um importante polo de utensílios reaproveitáveis, e com isso, menos objetos bons são enterrados nos aterros”, afirma Vianna.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Em uma sala de aula vista em plano aberto e levemente elevado, estudantes de diferentes tons de pele — com os rostos fora do enquadramento — escrevem em cadernos e colaboram ao redor de uma mesa com cartazes, marcadores, post-its e os materiais “Grêmio Estudantil” e “CMC”, enquanto um painel central destaca os conceitos de convivência, respeito, diálogo, empatia, escuta ativa, cultura de paz e gestão democrática, acompanhados de mensagens como “Todos têm voz” e “Conflitos se resolvem com diálogo”. Ao fundo, banners sobre Grêmio Estudantil e Comissão de Mediação de Conflitos reforçam temas como participação, protagonismo, diálogo, mediação e construção coletiva de soluções em um ambiente escolar colorido e acolhedor.

Comissões de Mediação de Conflitos e Grêmios Estudantis promovem encontros regionais  

Publicado em: 04/08/2026 7h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro participantes estão sentados em poltronas durante um painel em um evento, enquanto uma mulher fala ao microfone e gesticula. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do Programa Material Escolar, com logotipo, QR Code e elementos gráficos relacionados à iniciativa.
Em primeiro plano, objetos produzidos em impressora 3D, como um polvo, um dado geométrico e peças didáticas, estão dispostos sobre uma mesa. Ao fundo, equipamentos e protótipos de robótica aparecem desfocados, representando atividades voltadas à inovação, tecnologia e aprendizagem prática em ambiente educacional.
Criança vista de costas lê um livro ilustrado em um espaço de leitura, cercada por estantes e caixas organizadoras repletas de livros infantis. O ambiente é iluminado e acolhedor, remetendo a uma biblioteca escolar e incentivando o hábito da leitura.

Prefeitura distribui mais de 1 milhão de livros para o Programa Minha Biblioteca

Publicado em: 03/08/2026 5h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea é prorrogada até setembro 

Publicado em: 03/08/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.683