Notícias

Gestão democrática e compartilhada nas escolas

Importância da comunidade escolar na reformulação dos Regimentos Educacionais

Publicado em: 02/06/2016 16h17 | Atualizado em: 04/12/2020
reformulacao_740_x_430.jpg

No último dia 13 de outubro a DRE Pirituba/Perus organizou no anfiteatro do CEU Vila Atlântica o evento “Importância da comunidade escolar na reformulação dos Regimentos Educacionais” que contou a com a participação da Profª Doutora em Educação Angela Antunes do Instituto Paulo Freire (IPF).

O evento teve por objetivo dar continuidade às atividades de discussão e aprofundamento teórico-prático sobre a construção de um Regimento Educacional no sentido de contribuir para o enfretamento das grandes questões do dia-a-dia em nossas escolas.

Com a participação de centenas de pessoas entre pais, alunos, professores e gestores a palestra subsidiou os debates sobre a necessidade de se aprofundar a gestão democrática e compartilhada nas escolas.

Segundo a professora “Uma escola democrática não é apenas aquela que possui um Conselho de Escola. A democracia precisa ser vivida na sala de aula, na sala dos professores, no refeitório, no recreio, na relação com a comunidade, na sala da direção, na reunião de pais, na reunião do Conselho de Classe, no currículo, no projeto político-pedagógico…”. Nessa perspectiva, a discussão sobre a reformulação do Regimento é uma boa oportunidade para isso.

Além da palestra, foram apresentadas, a convite da DRE, três experiências envolvendo a participação da comunidade escolar na gestão democrática:

    ·a diretora Irene da EMEF Victor Civita apresentou iniciativa para estimular a participação dos alunos nas decisões da escola por meio das “Assembleias Estudantis”.

    ·A EMEF Aníbal Freire trouxe, sob coordenação da professora Graça, os membros da diretoria do Grêmio Estudantil para apresentar sua forma de atuação e apresentar como se dá o convívio com a direção da escola.

    ·a professora Karina Laine, da EMEF Padre Leonel Franca apresentou o trabalho de protagonismo juvenil realizado junto aos alunos do Projeto Educom.

No final, foi aberta a palavra para o público e as intervenções apontaram para a necessidade de efetiva participação da comunidade escolar na elaboração do Regimento Educacional e na tomada de decisões na escola .

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Instituído o Programa Bolsa Mestrado ou Doutorado Educador

Instituído o Programa Bolsa Mestrado ou Doutorado Educador

Publicado em: 05/04/2016 6h44 - em Educadores

Plateia SME - edição de 11 de abril

Plateia SME – edição 04 de abril

Publicado em: 05/04/2016 6h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Fortalecimento do trabalho das equipes dos NAAPAs

Fortalecimento do trabalho das equipes dos NAAPAs

Publicado em: 05/04/2016 5h42 - em NAAPA

Regulamentação da inclusão progressiva de orgânicos na alimentação da Rede Municipal de Ensino

Regulamentação da inclusão progressiva de orgânicos na alimentação da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 05/04/2016 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Curso “Orientador de sala de leitura: Tecendo um novo tempo”

Curso “Orientador de sala de leitura: Tecendo um novo tempo”

Publicado em: 05/04/2016 4h15 - em Diretoria Regional de Educação Penha

1 1.325 1.326 1.327 1.328 1.329 1.494