FUNDEB é tema de seminário

Conselho Municipal de Educação São Paulo e Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal de São Paulo promovem Seminário sobre o FUNDEB

Publicado em: 04/11/2019 18h12 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem mostra várias pessoas sentadas em cadeiras amarelas participando do seminário sobre a FUNDEB.

O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo sediou, no dia 18 de outubro, o Seminário “2020: Fim do FUNDEB? O risco para a educação pública e para os educadores”, discussão de suma importância considerando que o Fundo está garantindo apenas até dezembro de 2020.

Compondo a mesa para o debate, mediada pelo Diretor Presidente da Escola do Parlamento, Alexsandro do Nascimento Santos, estavam Carlos Augusto Abicalil, Diretor Geral de Educação da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura; César Callegari, Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada; Idilvan Alencar, Deputado Federal Vice-Presidente da Comissão Especial da PEC 015/15 do FUNDEB e, Olavo Nogueira Filho, Diretor de Políticas Educacionais do Movimento Todos Pela Educação.

O tom da discussão foi dado pelo Coral de crianças e jovens da EMEF Dr. José Dias da Silveira, da DRE Butantã, numa apresentação cultural primorosa.

Os palestrantes trouxeram dados sobre o financiamento da educação no município de São Paulo, a importância da vinculação dos recursos para uma educação pública de qualidade, os riscos para a equidade desejada e garantida hoje, pelo FUNDEB e, os Projetos de Lei que tratam da matéria e encontram-se em tramitação no Senado.

Na plateia estavam profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, representantes dos Conselhos de Educação de Municípios da Região Metropolitana de São Paulo e representantes dos órgãos apoiadores do Seminário: Escola do Parlamento da CMSP, Secretaria Municipal de Educação, Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB – CACS FUNDEB, Conselho de Alimentação Escolar – CAE, Conselho de Representantes de Conselhos de Escola – CRECE, Fóruns Municipais de Educação, de Educação Infantil e de Educação Integral para uma Cidade Educadora e Sindicatos da categoria: APROFEM, SEDIN, SINDSEP e SINESP, que voltam para seus locais de atuação para socializar as informações e refletir sobre os riscos e as possibilidades para um FUNDEB permanente.

O FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação é, atualmente, a principal política de financiamento da Educação Básica brasileira. Do total de recursos aplicados pela SME em 2018, o Fundo contribuiu com 33%, sendo importante destacar que os recursos foram utilizados nas despesas com a remuneração dos profissionais da educação na ativa. Especificamente neste item de despesa – folha de pagamento – o FUNDEB compôs com aproximadamente 63% do valor total, contribuindo com R$ 3.905.521.542,24 no ano passado.

O seminário apontou os desafios para a manutenção do Fundo ou sua substituição com aprimoramento, ainda que gradativo, conforme ressalta a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professora Sueli Mondini: “Esse seminário tem como meta escrever uma carta de São Paulo para envio ao Senado, com a participação de todos que compareceram hoje. O fundo precisa ser permanente, e se não for esse, tem que ter outro no lugar”.

Ainda, conforme o Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal, Prof. Eliseu Gabriel: “O Fundo acaba no ano que vem. Se não for feito nada pelo Ministério, a gente corre o risco de ter uma situação dramática no país sobre essa questão de recursos para as escolas”.

Foto: Luiz França – Câmara Municipal de São Paulo, disponível em: https://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/permanencia-do-fundeb-e-debatida-em-seminario-na-camara/, acesso em 30/10/2019.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.