Notícias

Fundação da AEL Monteiro Lobato

Academia Estudantil de Letras da EMEF Marina Vieira de Carvalho Mesquita é a 67ª AEL da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 29/08/2017 16h39 | Atualizado em: 30/11/2020

Fundacao_AEL_Monteiro_Lobato_740_x_430.jpg

Na sexta-feira, 25 de agosto, foi realizada no Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar a fundação da Academia Estudantil de Letras (AEL) Monteiro Lobato, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marina Vieira de Carvalho Mesquita, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

A fundação da AEL Monteiro Lobato, a 67ª AEL da Rede Municipal de Ensino, aconteceu após um ano e quatro meses de encontros literários, período em que os alunos realizaram pesquisas e seminários sobre os seus amigos literários e assistiram a palestras de poetas, escritores e artistas convidados.

A cerimônia contou com homenagens dos alunos da AEL Heloisa Pires Lima, da EMEF Antenor Nascentes, última Academia fundada na DRE Santo Amaro. O evento também teve a presença e palavras de incentivo da professora, criadora e coordenadora do projeto AEL, Maria Sueli Fonseca Gonçalves, conhecida como “Suelizinha”, e do professor Samir Mustapha, que integra a equipe da AEL na Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos que fazem parte do projeto tomaram posse da Cadeira de seus Amigos Literários, receberam suas respectivas medalhas de principiantes, suplentes ou titulares, executaram apresentações musicais, teatrais e homenagens com a participação da Banda da EMEF Marina Vieira de Carvalho Mesquita.

A fundação da próxima Academia Estudantil de Letras da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Santo Amaro, AEL Lygia Bojunga, da EMEF Armando de Arruda Pereira, acontecerá dia 29 de setembro, no CEU Caminho do Mar, às 14h30.

Sobre a Academia Estudantil de Letras – Criada em 2005 na EMEF Padre Antonio Vieira pela professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Academia Estudantil de Letras (AEL) estimula o gosto pela leitura e pela escrita ao trabalhar a autoestima dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Em aulas que acontecem uma vez por semana no contraturno escolar, os estudantes tomam contato com a obra e vida de autores que vão dos clássicos aos contemporâneos.

Saiba mais sobre a AEL clicando aqui.

Galerias de Fotos: 

Galeria 1

Galeria 2

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h08 - em Educomunicação

Fotografia de um grupo de pessoas reunidas no palco de um auditório, posando para a foto. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do Programa EntreNós e o tema do encontro: “Clima e convivência: cuidando dos conflitos cotidianos nas UEs”, além dos logotipos das instituições participantes. Na parte frontal do palco, há equipamentos de som.

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mulher negra, de cabelos longos e pretos, usando um vestido vermelho e sorrindo enquanto segura, com as duas mãos, a honraria recebida pelo Prêmio Intelectualidade Amefricana. Ao fundo, aparecem bandeiras de diferentes países e uma bandeira azul.

Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal 

Publicado em: 04/09/2026 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório repleto de pessoas assistindo a uma palestra com 4 pessoas no palco e um telõa com 3 fotografias de pessoas do lado esquerdo.

SME realiza Jornada de Educação Bilíngue de Surdos

Publicado em: 04/09/2026 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696