Notícias

Fundação da AEL Monteiro Lobato

Academia Estudantil de Letras da EMEF Marina Vieira de Carvalho Mesquita é a 67ª AEL da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 29/08/2017 16h39 | Atualizado em: 30/11/2020

Fundacao_AEL_Monteiro_Lobato_740_x_430.jpg

Na sexta-feira, 25 de agosto, foi realizada no Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar a fundação da Academia Estudantil de Letras (AEL) Monteiro Lobato, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marina Vieira de Carvalho Mesquita, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

A fundação da AEL Monteiro Lobato, a 67ª AEL da Rede Municipal de Ensino, aconteceu após um ano e quatro meses de encontros literários, período em que os alunos realizaram pesquisas e seminários sobre os seus amigos literários e assistiram a palestras de poetas, escritores e artistas convidados.

A cerimônia contou com homenagens dos alunos da AEL Heloisa Pires Lima, da EMEF Antenor Nascentes, última Academia fundada na DRE Santo Amaro. O evento também teve a presença e palavras de incentivo da professora, criadora e coordenadora do projeto AEL, Maria Sueli Fonseca Gonçalves, conhecida como “Suelizinha”, e do professor Samir Mustapha, que integra a equipe da AEL na Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos que fazem parte do projeto tomaram posse da Cadeira de seus Amigos Literários, receberam suas respectivas medalhas de principiantes, suplentes ou titulares, executaram apresentações musicais, teatrais e homenagens com a participação da Banda da EMEF Marina Vieira de Carvalho Mesquita.

A fundação da próxima Academia Estudantil de Letras da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Santo Amaro, AEL Lygia Bojunga, da EMEF Armando de Arruda Pereira, acontecerá dia 29 de setembro, no CEU Caminho do Mar, às 14h30.

Sobre a Academia Estudantil de Letras – Criada em 2005 na EMEF Padre Antonio Vieira pela professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Academia Estudantil de Letras (AEL) estimula o gosto pela leitura e pela escrita ao trabalhar a autoestima dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Em aulas que acontecem uma vez por semana no contraturno escolar, os estudantes tomam contato com a obra e vida de autores que vão dos clássicos aos contemporâneos.

Saiba mais sobre a AEL clicando aqui.

Galerias de Fotos: 

Galeria 1

Galeria 2

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sme Na Bienal

Bienal do Livro começa neste sábado e estande da SME recebe grandes nomes da literatura brasileira

Publicado em: 01/07/2022 4h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 20 crianças, 18 em pé e 2 ajoelhadas à frente. As que estão ajoelhadas seguram desenhos e uma que está em pé atrás dela segura outro. Uma das crianças que está em pé segura o livro

Estudantes de EMEI enviam cartas para instituição que acolhe refugiados no Rio de Janeiro

Publicado em: 01/07/2022 3h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Merendeira servindo refeição para estudante
Fotografia mostra 17 estudantes e uma professora, eles estão em duas filas uma atrás da outra e a professora está ao centro. A professora veste uma camiseta preta da AEL e uma saia preta. Todos os estudantes vestem a mesma camiseta, uma capa prateada e uma medalha.

Rede Municipal de SP ganha Academia Estudantil de Letras Carolina Maria de Jesus

Publicado em: 30/06/2022 2h16 - em Academia Estudantil de Letras

Imagem mostra as mãos de uma pessoa fazem sinal em Libras.

Polo UniCEU Casa Blanca tem inscrições abertas para graduação em Letras

Publicado em: 30/06/2022 11h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.250