Notícias
Fundação da AEL Monteiro Lobato – EMEF Dr. João Naoki Sumita
83ª AEL da Rede Municipal de Ensino e 4ª a escolher Monteiro Lobato como Patrono
Publicado em: 19/10/2018 14h21 | Atualizado em: 30/11/2020No dia 29 de setembro, sábado, aconteceu no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Formosa, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, a cerimônia de fundação da Academia Estudantil de Letras (AEL) Monteiro Lobato, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. João Naoki Sumita.
Monteiro Lobato foi, pela quarta vez, o escritor escolhido como Patrono de uma AEL da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME) – em quatro regiões da Cidade o autor recebeu esta homenagem.
O evento foi prestigiado pelas equipes gestora e docente da EMEF Dr. João Naoki Sumita, pela comunidade escolar e pelos familiares dos jovens acadêmicos.
A diretora da Unidade Educacional, Solange de Abreu Orlandeli, a assistente de direção, Lisandra de Moraes Domingues e as coordenadoras pedagógicas, Maria Aparecida Magalhães Lima e Elisangela de Paiva Botrel Pereira, em suas falas, destacaram a pertinência do Projeto AEL com as diretrizes que norteiam o Currículo da Cidade de São Paulo em suas Matrizes de Saberes, na valorização e fruição das manifestações artísticas e culturais, na participação de práticas diversificadas de produção social e na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes.
A Coordenadora de Estudos Literários, Joelma Gomes Meirelles e o Coordenador das Atividades de Teatro, professor Sandro Baptista, ressaltaram os estudos, pesquisas e dedicação dos alunos, em todas as etapas do processo, nos meses que antecederam o momento da fundação da AEL Monteiro Lobato.
Após os estudantes receberem a medalha, assinarem o livro de Ata e realizarem o juramento acadêmico, a cerimônia foi engrandecida pelas apresentações sobre a vida e a obra dos seus amigos literários, com declamação de poesias e leituras de excertos escolhidos por eles para ilustrar o momento solene. Na sequência, os alunos apresentaram peça teatral sobre a obra de Monteiro Lobato, “O Sítio do Pica-Pau-Amarelo”.
“Houve máquina de bolinhas de sabão, gelo seco e estrelas verdes que rodopiavam no palco. Os acadêmicos apresentaram seus autores com alma, com sentimento. E no teatro desconstruíram o Sítio com muita beleza e criatividade: a tia Anastácia era branca e jovem; a Cuca era linda; a Fada era negra, fashion, estilosa e estava chegando de Paris”, descreveu, com alegria, a professora Lúcia Ramalho Nunes Munis, Coordenadora do Projeto AEL na Diretoria Regional de Educação de Itaquera, que prestigiou o evento.
Veja a galeria de fotos clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da EMEF Paulo Duarte estão ‘De olho no Céu’
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental podem se inscrever para o Parlamento Jovem 2022
Educação de Jovens e Adultos
Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos
Secretaria Municipal de Educação
Visita à tumba, foto com esfinge e desenhos nas paredes fazem parte de exposição “Egito antigo: Na Cidade do Sol”
Secretaria Municipal de Educação
CEU Heliópolis ganha grafite de 128 m² que muda paisagem do bairro
Educadores
Dois projetos premiados da SME fazem parte do documentário “Educação Presente para o Futuro”
Relacionadas

Estudantes da EMEF Paulo Duarte estão ‘De olho no Céu’
Publicado em: 20/05/2022 4h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental podem se inscrever para o Parlamento Jovem 2022
Publicado em: 20/05/2022 1h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos
Publicado em: 20/05/2022 8h00 - em Educação de Jovens e Adultos

Visita à tumba, foto com esfinge e desenhos nas paredes fazem parte de exposição “Egito antigo: Na Cidade do Sol”
Publicado em: 19/05/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Heliópolis ganha grafite de 128 m² que muda paisagem do bairro
Publicado em: 19/05/2022 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação