Notícias

Fundação da AEL Monteiro Lobato – EMEF Dr. João Naoki Sumita

83ª AEL da Rede Municipal de Ensino e 4ª a escolher Monteiro Lobato como Patrono

Publicado em: 19/10/2018 14h21 | Atualizado em: 30/11/2020

funda_ael_monteiro_lobato_740x430.jpg

No dia 29 de setembro, sábado, aconteceu no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Formosa, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, a cerimônia de fundação da Academia Estudantil de Letras (AEL) Monteiro Lobato, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. João Naoki Sumita.

Monteiro Lobato foi, pela quarta vez, o escritor escolhido como Patrono de uma AEL da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME) – em quatro regiões da Cidade o autor recebeu esta homenagem.

O evento foi prestigiado pelas equipes gestora e docente da EMEF Dr. João Naoki Sumita, pela comunidade escolar e pelos familiares dos jovens acadêmicos.

A diretora da Unidade Educacional, Solange de Abreu Orlandeli, a assistente de direção, Lisandra de Moraes Domingues e as coordenadoras pedagógicas, Maria Aparecida Magalhães Lima e Elisangela de Paiva Botrel Pereira, em suas falas, destacaram a pertinência do Projeto AEL com as diretrizes que norteiam o Currículo da Cidade de São Paulo em suas Matrizes de Saberes, na valorização e fruição das manifestações artísticas e culturais, na participação de práticas diversificadas de produção social e na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes.

A Coordenadora de Estudos Literários, Joelma Gomes Meirelles e o Coordenador das Atividades de Teatro, professor Sandro Baptista, ressaltaram os estudos, pesquisas e dedicação dos alunos, em todas as etapas do processo, nos meses que antecederam o momento da fundação da AEL Monteiro Lobato.

Após os estudantes receberem a medalha, assinarem o livro de Ata e realizarem o juramento acadêmico, a cerimônia foi engrandecida pelas apresentações sobre a vida e a obra dos seus amigos literários, com declamação de poesias e leituras de excertos escolhidos por eles para ilustrar o momento solene. Na sequência, os alunos apresentaram peça teatral sobre a obra de Monteiro Lobato, “O Sítio do Pica-Pau-Amarelo”.

“Houve máquina de bolinhas de sabão, gelo seco e estrelas verdes que rodopiavam no palco. Os acadêmicos apresentaram seus autores com alma, com sentimento. E no teatro desconstruíram o Sítio com muita beleza e criatividade: a tia Anastácia era branca e jovem; a Cuca era linda; a Fada era negra, fashion, estilosa e estava chegando de Paris”, descreveu, com alegria, a professora Lúcia Ramalho Nunes Munis, Coordenadora do Projeto AEL na Diretoria Regional de Educação de Itaquera, que prestigiou o evento.

Veja a galeria de fotos clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Seminário Mudanças Climáticas E Políticas Urbanas
Fotografia mostra um auditório repleto de pessoas assistindo a palestra de uma mulher que está no palco. Ação faz parte da reunião pedagógica integrada no CEU São Rafael, DRE São Mateus.

Centros de Educação Infantil da DRE São Mateus realizam reunião pedagógica integrada

Publicado em: 16/04/2025 4h52 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de crianças observando insetos

Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta

Publicado em: 16/04/2025 1h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Um grupo de pessoas com aventais na frente de uma mesa com pães

Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas

Publicado em: 14/04/2025 5h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Concurso Rainha Da Melhor Idade

CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade

Publicado em: 14/04/2025 5h18 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.509