Notícias

Fundação da AEL Márcia Ribeiro Pitta

Evento contou com a presença da autora homenageada

Publicado em: 22/06/2018 16h15 | Atualizado em: 30/11/2020

pita_ael_740x430.jpg

No dia 12 de junho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. José Kauffmann, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá, aconteceu a cerimônia de fundação da AEL Márcia Pitta, a 81ª Academia Estudantil de Letras da cidade de São Paulo.

Compuseram a mesa solene o Professor Klinger Ferreti, Diretor da EMEF Dr. José Kauffmann, Acácia Pedronez Trevisan, Assistente de Diretor, Professora Gabriela Rios e Professor Rildo Nedson, Coordenadores Pedagógicos, Professora Regina Brum, Diretora da DIPED na DRE Pirituba/ Jaraguá, Professora Edileusa Andrade de Carvalho Araújo Costa, Coordenadora do Projeto AEL na DRE Pirituba, Professor Samir Ahmad dos Santos Mustapha, Coordenador do Projeto AEL na SME, Maria Sueli Fonseca Gonçalves (Suelizinha), Idealizadora do Projeto AEL e Márcia Pitta, escritora e Patrona da AEL Márcia Ribeiro Pitta.

“A escritora Márcia Ribeiro Pitta foi escolhida como patrona da Academia pelo vínculo já criado com a escola e com a comunidade, quando fez parte da equipe de formadores da Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá junto aos Professores Orientadores de Sala de Leitura, bem como por compartilhar sua obra com os alunos desde o início de sua trajetória literária, comparecendo à escola sempre que convidada”, relataram as professoras coordenadoras dos estudos literários e das atividades de teatro do Projeto AEL, Marivalda Fontanete e Maurizalen Vieira Ávila.

Em seu discurso, Márcia Pitta manifestou gratidão pela homenagem e, dirigindo-se especialmente aos alunos acadêmicos, pediu a eles que jamais se distanciem dos livros. “Retire-os das estantes como quem convida alguém para dançar e conversem com eles durante a dança”, disse a autora.

Teve participação especial na solenidade a AEL Maurício de Sousa, da EMEF Júlio de Oliveira, a mais recente academia fundada na região até o momento, que recepcionou os alunos com uma rosa após o cumprimento do ritual acadêmico: assinatura da posse, recebimento da capa e da medalha e apresentação individual sobre a vida e a obra do amigo literário escolhido.

A obra encenada pelo grupo de acadêmicos foi “O pote mágico”, de autoria da Patrona. A obra, objeto de pesquisa durante todo o processo de construção do espetáculo, aborda a consciência ambiental, tema debatido pelos alunos nos encontros de estudos literários e de teatro que antecederam a apresentação.

Toda a trilha musical foi executada pelos alunos do Projeto de Violão da Unidade Escolar.

A Imprensa Jovem “Voz do Kauffmann” também atuou na cerimônia, fotografando e registrando todos os momentos. Mestre de Cerimônias, Professora Mislene Queiroz, encerrando o evento, convidou os pais e familiares dos alunos acadêmicos e todos os demais presentes para participarem de um jantar, carinhosamente servido na escola, para “marcar nas memórias e corações o dia da Fundação da Academia Estudantil de Letras Márcia Ribeiro Pitta”.

Veja aqui a galeria de imagens

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679