Notícias

Fundação da AEL Márcia Ribeiro Pitta

Evento contou com a presença da autora homenageada

Publicado em: 22/06/2018 16h15 | Atualizado em: 30/11/2020

pita_ael_740x430.jpg

No dia 12 de junho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. José Kauffmann, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá, aconteceu a cerimônia de fundação da AEL Márcia Pitta, a 81ª Academia Estudantil de Letras da cidade de São Paulo.

Compuseram a mesa solene o Professor Klinger Ferreti, Diretor da EMEF Dr. José Kauffmann, Acácia Pedronez Trevisan, Assistente de Diretor, Professora Gabriela Rios e Professor Rildo Nedson, Coordenadores Pedagógicos, Professora Regina Brum, Diretora da DIPED na DRE Pirituba/ Jaraguá, Professora Edileusa Andrade de Carvalho Araújo Costa, Coordenadora do Projeto AEL na DRE Pirituba, Professor Samir Ahmad dos Santos Mustapha, Coordenador do Projeto AEL na SME, Maria Sueli Fonseca Gonçalves (Suelizinha), Idealizadora do Projeto AEL e Márcia Pitta, escritora e Patrona da AEL Márcia Ribeiro Pitta.

“A escritora Márcia Ribeiro Pitta foi escolhida como patrona da Academia pelo vínculo já criado com a escola e com a comunidade, quando fez parte da equipe de formadores da Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá junto aos Professores Orientadores de Sala de Leitura, bem como por compartilhar sua obra com os alunos desde o início de sua trajetória literária, comparecendo à escola sempre que convidada”, relataram as professoras coordenadoras dos estudos literários e das atividades de teatro do Projeto AEL, Marivalda Fontanete e Maurizalen Vieira Ávila.

Em seu discurso, Márcia Pitta manifestou gratidão pela homenagem e, dirigindo-se especialmente aos alunos acadêmicos, pediu a eles que jamais se distanciem dos livros. “Retire-os das estantes como quem convida alguém para dançar e conversem com eles durante a dança”, disse a autora.

Teve participação especial na solenidade a AEL Maurício de Sousa, da EMEF Júlio de Oliveira, a mais recente academia fundada na região até o momento, que recepcionou os alunos com uma rosa após o cumprimento do ritual acadêmico: assinatura da posse, recebimento da capa e da medalha e apresentação individual sobre a vida e a obra do amigo literário escolhido.

A obra encenada pelo grupo de acadêmicos foi “O pote mágico”, de autoria da Patrona. A obra, objeto de pesquisa durante todo o processo de construção do espetáculo, aborda a consciência ambiental, tema debatido pelos alunos nos encontros de estudos literários e de teatro que antecederam a apresentação.

Toda a trilha musical foi executada pelos alunos do Projeto de Violão da Unidade Escolar.

A Imprensa Jovem “Voz do Kauffmann” também atuou na cerimônia, fotografando e registrando todos os momentos. Mestre de Cerimônias, Professora Mislene Queiroz, encerrando o evento, convidou os pais e familiares dos alunos acadêmicos e todos os demais presentes para participarem de um jantar, carinhosamente servido na escola, para “marcar nas memórias e corações o dia da Fundação da Academia Estudantil de Letras Márcia Ribeiro Pitta”.

Veja aqui a galeria de imagens

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

825x470 (1)

Centenário de Paulo Freire: relembre a história e trajetória do educador na SME

Publicado em: 19/09/2021 10h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.189