Notícias

Fundação da AEL da EMEF Dr. José Kauffmann

Academia Estudantil de Letras leva o nome da escritora Márcia Ribeiro Pitta

Publicado em: 05/07/2018 17h29 | Atualizado em: 30/11/2020

fundacao_ael_kauffmann_740x430.jpg

Por Imprensa Jovem Voz do Kauffmann e Prof. Rildo Nedson

Em uma tarde/noite de muita alegria, no dia 12 de junho foi celebrada a fundação da Academia Estudantil de Letras (AEL) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. José Kauffmann, a AEL “Marcia Ribeiro Pitta”, com presença da comunidade escolar, de familiares dos alunos, gestores e representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá.

A AEL foi constituída no início de 2017, tendo como precursores os alunos que, nesta data, tomaram posse de suas Cadeiras Literárias, sendo nomeados Membros Titulares. Também são pioneiros os demais membros suplentes, correspondentes e principiantes, alunos que pertencem aos ciclos de alfabetização, interdisciplinar e autoral. Em maio de 2017, a AEL Márcia Ribeiro Pitta foi apresentada à EMEF Kauffmann em um belíssimo e concorrido Chá Literário e em outubro participou das Comemorações da Semana de Arte Moderna. Ainda em 2017, participou de passeios culturais, o que enriqueceu a vida escolar dos de seus integrantes.

O projeto AEL existe há 13 anos. Nasceu na EMEF Padre Antônio Vieira, na Diretoria Regional de Educação da Penha, ampliando-se ao longo dos anos, dentro do Programa de Expansão para a cidade de São Paulo (hoje, Mais Educação) instituído pela Secretaria Municipal de Educação.

Para a formação da mesa dos trabalhos estiveram presentes a Coordenadora do Projeto AEL na DRE Pirituba/Jaraguá, Edileusa Andrade de Carvalho Araújo Costa, os coordenadores da AEL na SME, Maria Sueli Fonseca Gonçalves (Suelizinha) e Samir Ahmad dos Santos Mustapha, a patrona da AEL da EMEF Dr. José Kauffmann, a escritora Márcia Ribeiro Pitta, o diretor da EMEF Dr. José Kauffmann, Professor Klinger Ferreti, a Assistente de Direção, Acácia Pedronez Trevisan, os coordenadores pedagógicos da EMEF Dr. José Kauffmann, Professora Gabriela Rios e Professor Rildo Nedson e a diretora do DIPED, Regina Brum. Também os membros da AEL da EMEF Júlio de Oliveira estiveram presentes.

Iniciando a Cerimônia de Posse, a Coordenadora dos Estudos Literários, Professora Marivalda Fontanete, e a Coordenadora das atividades de Teatro, Professora Mestre Maurizalen Vieira Avila, da AEL Marcia Ribeiro Pitta, assinaram o livro oficial de Ata e receberam a Medalha de “Membro Vitalício da Academia Estudantil de Letras” das Mãos da idealizadora do Projeto AEL, Maria Sueli Fonseca Gonçalves – Suelizinha. Em seguida, foi executado o Hino Nacional Brasileiro.

Para esse rito de passagem, os estudantes acadêmicos se prepararam com leituras, pesquisas, chás e seminários. Neste ato, tomaram posse da cadeira do Amigo Literário escolhido, receberam a medalha e a capa e, por fim, assinaram o livro de ata. Os membros são designados em quatro categorias: Principiantes, Correspondentes, Suplentes e Titulares. Os últimos, além da medalha e a capa, receberam o certificado e foram recepcionados pela AEL Maurício de Sousa, da EMEF Júlio de Oliveira, que entregou uma rosa para cada aluno da AEL da escola anfitriã.

Titulares recém-empossados fizeram o juramento da Academia, conduzidos pela aluna Thiffanny Juliana Alves, titular da cadeira número um da Academia Marcia Ribeiro Pitta. Depois, crianças da academia recitaram alguns fragmentos de leituras.

A Patrona da Academia, a escritora Márcia Ribeiro Pitta, teve a oportunidade de discursar para os presentes, falando sobre a importância de conversar com os autores de livros e de tê-los como amigos.

Na continuidade do evento foi exibido um vídeo dos grandes momentos da AEL Márcia Ribeiro Pitta, após uma apresentação cênica ensaiada pelos alunos da AEL baseada no livro da patrona denominado “O pote mágico”.

Os fundamentos da AEL são o cultivo da paz, da solidariedade, da amizade e do amor, lindamente representados na canção “Te Ofereço Paz”, de Valter Pini, que os alunos do projeto de violão da escola tocaram sob a direção do professor Davi Nolácio e sobre o que a idealizadora do Projeto AEL, Maria Sueli Fonseca Gonçalves – Suelizinha, na sequência fez uma reflexão.

Os profissionais da escola que de diferentes maneiras colaboraram para que este momento fosse especial receberam uma homenagem de agradecimento em forma de flores entregues pelos alunos.

Encerrando o cerimonial, a mestre de cerimônia Mislene Queiroz leu trecho do texto de João Cabral e Melo Neto “O artista inconfessável” e as coordenadoras da AEL na EMEF Kauffmann proferiram palavras de agradecimento. Um jantar foi servido para marcar nas memórias e corações a cerimônia de Fundação da Academia Estudantil de Letras “Márcia Ribeiro Pitta”.

Veja mais fotos clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211